O apresentador Fausto Silva, 75, foi submetido a um transplante de fígado na quarta-feira (6) e a um retransplante renal na quinta-feira (7), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo boletim médico, os procedimentos foram realizados após acionamento da Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmação da compatibilidade dos órgãos, provenientes de um único doador.
De acordo com a equipe médica, o apresentador estava internado desde 21 de maio por causa de uma infecção bacteriana aguda com sepse. Durante a internação, passou por controle infeccioso e tratamento clínico e nutricional para estabilização do quadro. O retransplante renal já estava programado há um ano e foi realizado no dia seguinte ao transplante hepático.
A operação contou com a participação do nefrologista Álvaro Pacheco e Silva Filho, do cirurgião Marcelo Bruno de Rezende, especialista em transplante hepático, do cardiologista Fernando Bacal e do diretor executivo de sistemas de saúde do Einstein, Eliezer Silva.
Em dois dias, Faustão recebe fígado e rim de um mesmo doador. Foto: Divulgação
Faustão tem histórico recente de cirurgias de alta complexidade. Em agosto de 2023, ele recebeu um transplante de coração em razão de insuficiência cardíaca. Em fevereiro de 2024, passou por um transplante de rim devido ao agravamento de uma doença renal crônica. Desde então, o apresentador vinha realizando sessões de hemodiálise até a possibilidade de adoção de outro protocolo.
Em janeiro de 2025, foi internado novamente para tratar uma infecção, recebeu alta dias depois e seguiu acompanhamento médico em casa. Com o novo transplante, permanece internado para recuperação e monitoramento clínico.
O post Faustão passa por novo transplante de órgãos em SP apareceu primeiro em O Hoje.