Mulheres atendidas pelo SUS em Aparecida de Goiânia terão acesso a um exame mais moderno e eficiente para detectar o câncer do colo do útero. A novidade será anunciada nesta sexta-feira (15), às 10h, na UBS Santa Luzia, durante o lançamento do novo protocolo nacional de rastreamento da doença.
Aparecida é uma das 12 cidades brasileiras escolhidas para marcar o início da implementação do novo teste no país, que passa a usar o exame de DNA-HPV no lugar do tradicional Papanicolaou. A nova tecnologia é mais sensível na identificação precoce do vírus HPV, principal causador do câncer do colo do útero.
Com a mudança, o intervalo entre os exames poderá aumentar para até cinco anos, já que o novo teste tem maior precisão e menor margem de erro. Além disso, o procedimento é mais confortável e seguro para as pacientes.
Durante o evento, representantes do Ministério da Saúde e autoridades locais, como o prefeito em exercício João Campos e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, participarão da entrega simbólica dos primeiros kits do exame. A aplicação começa de forma gradual e será expandida até setembro.
A iniciativa também se conecta com outras ações de prevenção, como a vacinação contra o HPV, já disponível na rede pública
O post Exame que detecta câncer do colo do útero de forma mais precisa chega ao SUS em Aparecida apareceu primeiro em O Hoje.