Policiais militares do 45º BPM prenderam na tarde de segunda-feira (29) dois homens, de 35 e 40 anos, acusados de furtar fios de cobre em Aparecida de Goiânia. A prisão ocorreu no Jardim Helvécia, após uma denúncia recebida pelo telefone funcional de uma equipe que realizava patrulhamento na região.
Um dos suspeitos, de 35 anos, confessou ter subtraído o material de um galpão no Jardim Paraíso, próximo à BR-153. Já o comparsa, de 40 anos, embora não tenha participado diretamente do furto, sabia da origem ilícita dos fios. A dupla foi surpreendida enquanto preparava o material para ser vendido em ferros-velhos ou recicladoras.
Segundo o boletim de ocorrência, o autor principal do crime retirou os cabos da rede subterrânea do galpão na tarde do último domingo (28). No local da abordagem, os policiais recuperaram aproximadamente 4 kg de fios de cobre e apreenderam duas bicicletas sem procedência.
Os dois homens, que possuem antecedentes criminais, foram encaminhados à Central de Flagrantes de Aparecida de Goiânia, onde permanecem à disposição da Justiça.
Ações preventivas e penalidades
Para combater este tipo de crime, a Polícia Militar intensificou a fiscalização em ferros-velhos e recicladoras. Além de serem responsabilizados pelo furto, compradores de material roubado podem ser presos em flagrante por receptação.
Desde 28 de julho de 2025, a Lei 15.181 aumentou a pena máxima para quem furta fios de energia ou telefonia. De acordo com o Artigo 155, §8º, a pena varia de dois a oito anos de reclusão, além de multa, para subtração de fios, cabos ou equipamentos utilizados no fornecimento de energia, telefonia ou transferência de dados, incluindo materiais ferroviários ou metroviários.
Leia mais: Homem morre após tentar subir em carreta em movimento na GO-154
O post Dupla é presa em Aparecida de Goiânia após furtar fios de cobre apareceu primeiro em O Hoje.










