Goiânia comemora nesta sexta-feira (24) seus 92 anos de fundação com o tradicional Desfile Cívico-Militar, realizado na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com o Governo de Goiás, começa às 8h e deve reunir milhares de pessoas em uma celebração que homenageia a história e a identidade da capital.
De acordo com a organização, o desfile contará com a presença de autoridades civis e militares, bandas marciais, escolas públicas e particulares, instituições sociais e representantes das forças de segurança municipais, estaduais e federais. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem da programação. O vice-governador Daniel Vilela representará o governador Ronaldo Caiado durante o ato cívico em Goiânia.
Escolas e forças de segurança participam do evento em Goiânia
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) confirmou a participação de cerca de 900 alunos e professores de sete unidades escolares. Entre elas, estão o Colégio Estadual Jardim América, Colégio Estadual Jardim Europa, CEPI Professor Pedro Gomes, CEPI Severiano de Araújo, e os Colégios da Polícia Militar Ayrton Senna, Vasco dos Reis e Hugo de Carvalho.
As apresentações das bandas marciais e musicais das escolas e colégios prometem destacar o talento e a dedicação dos estudantes da rede pública, que se prepararam nas últimas semanas para o desfile. Segundo a Seduc, a presença dos alunos reforça o caráter educativo e cultural do evento, além de valorizar o ensino musical e a disciplina.
A programação também inclui a tradicional passagem das tropas das forças de segurança pública. Aproximadamente 1,8 mil integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal devem participar do desfile. As corporações exibirão parte de seus efetivos e equipamentos, em um momento que simboliza o trabalho conjunto de segurança e cidadania.
Além da exibição militar e estudantil, o público poderá acompanhar apresentações culturais, como a dos grupos de Folia de Reis, que levarão à avenida cores, danças e músicas tradicionais do estado. A Secult destaca que a presença desses grupos representa o vínculo entre a cultura popular e as origens de Goiânia, fundada em 1933.
Desfile cívico-militar celebra o civismo e destaca o talento dos estudantes e a força das corporações de segurança pública (foto: Secom)
Alterações no trânsito de Goiânia
A Avenida 24 de Outubro, palco principal do evento, recebeu estrutura especial para abrigar as arquibancadas, autoridades e o público. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET) implantou bloqueios temporários na região. As interdições começaram na quarta-feira (22), às 23h, com o fechamento de vias próximas para montagem das estruturas.
Os seguintes trechos serão interditados:
Rua Benjamin Constant, entre as avenidas Pará e 24 de Outubro;
Rua Benjamin Constant, entre as avenidas 24 de Outubro e Alberto Miguel;
Rua Ipameri, entre as avenidas 24 de Outubro e Alberto Miguel;
Rua Ipameri, entre as avenidas Pará e 24 de Outubro.
A própria Avenida 24 de Outubro será totalmente bloqueada entre a Praça Joaquim Lúcio e a Avenida Santa Luzia, das 23h desta quinta-feira (23) até as 18h de sexta-feira (24), horário previsto para desmontagem da estrutura. A orientação da SET é que motoristas evitem a região e busquem rotas alternativas durante o período.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o desfile cívico-militar é um dos principais eventos da programação oficial de aniversário da capital e simboliza o orgulho dos goianienses por sua cidade. A expectativa é de que famílias e visitantes de várias regiões acompanhem a comemoração ao longo da manhã.
A realização é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com apoio das Secretarias Municipais de Trânsito e Mobilidade (SMT), Educação (SME) e Comunicação (Secom), além da participação do Governo de Goiás, por meio das secretarias da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP).
Leia também: Aniversário de Goiânia: confira o que abre e fecha










