Cinco estudantes de medicina de uma universidade de Anápolis tiveram as bolsas integrais canceladas após a identificação de irregularidades em quatro inscrições e indícios de fraude em uma delas. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial do município.
Ao todo, 22 bolsistas foram avaliados no Procedimento de Integridade e Conformidade (Antifraude) do Programa Graduação, sendo 13 do curso de medicina e nove de outras graduações. Entre os problemas apontados pela prefeitura estão reprovações acima do limite permitido, renovações irregulares, incompatibilidade socioeconômica e sinais de fraude.
Segundo a administração municipal, os documentos serão enviados ao Ministério Público. Já os alunos que discordarem da decisão poderão recorrer na Justiça. Para os 14 estudantes considerados regulares, está prevista a retomada das bolsas em parceria com as universidades.
O procedimento antifraude foi criado para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e o acesso justo ao benefício. A investigação preliminar envolveu coleta e análise de documentos, e, por ora, todas as bolsas permanecem suspensas. Alunos identificados com irregularidades poderão ser obrigados a devolver os valores recebidos desde o início do programa.
Leia mais:Operação Olho Vivo fiscaliza posto de combustíveis em Goiânia
Em julho, outra estudante já havia perdido a bolsa por decisão judicial após alegar baixa renda enquanto exibia viagens internacionais nas redes sociais. A prefeitura não confirmou se ela está entre os cinco beneficiários que tiveram o cancelamento anunciado nesta quarta-feira.
O post Cinco estudantes de medicina perdem bolsas integrais apareceu primeiro em O Hoje.