O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para a possibilidade de fortes tempestades em todo o estado nos próximos dias. Segundo o órgão, a atuação de um ciclone extratropical deve intensificar a formação de nuvens carregadas, aumentando o risco de chuvas volumosas, rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo em diversas cidades goianas.
De acordo com a análise meteorológica, a combinação de calor intenso e alta umidade cria condições favoráveis para tempestades rápidas e severas, especialmente no período da tarde e início da noite. Regiões como Centro, Sudoeste e Norte do estado podem registrar maiores índices de precipitação.
Apesar de algumas pancadas de chuva registradas recentemente, instituto destacou que o período chuvoso ainda não está estabelecido oficialmente em Goiás. Em muitos municípios, o acumulado de chuva ainda é considerado baixo, o que tem impactado o equilíbrio ambiental e dificultado o início do plantio agrícola em áreas produtoras.
Orientações de segurança do Cimehgo em caso de tempestades
A orientação é para que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e evite situações de risco durante tempestades. Entre as medidas recomendadas estão não se abrigar sob árvores, evitar áreas alagadas, redobrar a atenção no trânsito e manter distância de estruturas metálicas em caso de raios.
A Defesa Civil estadual está em alerta e informa que situações de emergência devem ser comunicadas pelo telefone 199 ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Leia mais: Tornado de categoria 3 devasta cidade no Paraná e deixa mortos e feridos








