O prefeito Sandro Mabel lançou nesta quarta-feira (22) o Cidade Segura, programa descentralizado e permanente de retirada de fios irregulares em Goiânia. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Equatorial Energia e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres). O objetivo é reorganizar a fiação aérea da cidade, eliminando cabos soltos, baixos e clandestinos que representam risco à segurança e à mobilidade urbana.
“Desde a campanha temos observado o problema dos fios. Fizemos o planejamento desde o início do ano, aplicamos mais de 300 multas, mas as empresas não se mobilizaram. Agora, criamos uma força-tarefa com a participação das companhias, do MP e da prefeitura. Nosso objetivo é uma cidade organizada e segura”, afirmou Mabel.
Nos primeiros 90 dias, as ações serão concentradas nas avenidas principais de todos os bairros, com retirada emergencial da fiação irregular.
Fiscalização e sanções
De acordo com o prefeito, 108 empresas estão atualmente cadastradas na Equatorial, mas o setor de telecomunicações conta com mais de 200 operadoras e provedores em atividade. Até agora, já foram aplicadas 347 multas, no valor de R$ 20 mil cada, contra empresas que não cumpriram as normas de instalação e manutenção.
Foto: Gabriel Louza/ O Hoje
Mabel explicou que as companhias devem identificar e organizar continuamente os cabos para impedir o uso de redes clandestinas. Caso o problema persista, a prefeitura poderá bloquear operações irregulares e até enviar projeto de lei à Câmara Municipal para reforçar a fiscalização.
Internet Legal e denúncias via aplicativo
O programa também prevê o lançamento do “Internet Legal”, um selo municipal que identificará as empresas de internet e telecomunicações que atuam de forma regular e segura em Goiânia.
Além disso, está em desenvolvimento um aplicativo com geolocalização para que os cidadãos possam denunciar fios soltos ou irregulares. Enquanto a ferramenta não é lançada, as denúncias podem ser feitas:
Pelo WhatsApp da Agência de Regulação de Goiânia: (62) 3524-1075
Pelo telefone da Equatorial Goiás: 0800 062 0196
Primeiras ações nas avenidas
Segundo o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novais, a primeira operação ocorreu na Avenida 24 de Outubro e a próxima será na Avenida 85, nesta quinta-feira (23). “É uma ação inovadora e transformadora. Após os 90 dias de operações emergenciais, teremos uma atuação permanente em todos os bairros, cobrindo toda a cidade”, destacou.
Foto: Alex Malheiros
O coordenador técnico da empresa Explorernet, Ivan Carlos Gomes Paiva, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Somente com o esforço integrado entre as empresas e o poder público será possível resolver o problema. É uma questão de segurança e responsabilidade técnica”, afirmou.