Alguns municípios do sudoeste e sul goiano tiveram chuvas nesta quinta-feira (28), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Os volumes, no entanto, foram baixos: Chapadão do Céu registrou 10,2 milímetros, São Simão 6,4 mm e Caçu 4,8 mm. Também houve precipitação em Quirinópolis, Montividiu, Jataí, Rio Verde, Cachoeira Alta, Lagoa Santa e Santa Helena. Em Goiânia, não choveu, mas a ventania chamou atenção dos moradores.
Apesar do retorno tímido das chuvas, a previsão para os próximos dias ainda é de tempo seco. O boletim do Cimehgo aponta que neste sábado (30) terá predomínio de sol em todas as regiões, com temperaturas máximas variando entre 29 °C em Anápolis e até 39 °C em Porangatu. Em Goiânia, a máxima deve chegar a 34 °C, com umidade relativa do ar oscilando entre 14% e 60%. Em Jataí e Rio Verde, a máxima prevista é de 33 °C e 34 °C, respectivamente.
O cenário preocupa autoridades de saúde e meio ambiente. O Estado já soma até 117 dias sem chuvas em algumas regiões, o que agrava o risco de queimadas e compromete a qualidade do ar. A baixa umidade também eleva os riscos respiratórios. O Inmet reforça que a passagem de uma massa de ar frio entre Mato Grosso do Sul e o Sudeste do país pode provocar novas instabilidades, mas as precipitações devem ser pontuais, principalmente no sudoeste e sul.
Outro fator de atenção é a situação dos rios goianos, que sofrem com a estiagem prolongada. O Rio Meia Ponte, por exemplo, segue com níveis abaixo da média histórica. Segundo o Cimehgo, o uso racional da água é essencial neste momento, assim como a adoção de medidas preventivas contra queimadas, que atingem áreas urbanas e rurais.
As recomendações incluem manter a hidratação, evitar exposição solar e atividades físicas nos horários mais quentes, além de usar hidratante para a pele e umidificar ambientes.
O post Chuvas retornam a parte de Goiás, mas calor e seca continuam no fim de semana apareceu primeiro em O Hoje.