A Arquidiocese de Brasília publicou, neste domingo (27), uma imagem mostrando os cardeais brasileiros reunidos em preparação para o conclave que escolherá o novo papa, líder da Igreja Católica. Desde o início das homenagens e do funeral do papa Francisco, sete brasileiros já estão em Roma participando das atividades oficiais.
No registro divulgado nas redes sociais, a Arquidiocese de Brasília afirmou que os religiosos estão “unidos em oração” e “confiando na luz e na condução do Espírito Santo” para a escolha do novo pontífice. Entre os participantes, destaca-se o cardeal Paulo Cezar Costa, atual arcebispo de Brasília, que representará a capital federal no processo de eleição.
Eleição para novo papa
Além dele, o Brasil será representado pelos cardeais João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, e Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Cardeais vão eleger novo papa. Foto: Reprodução/ Arquidiocese de Brasília
O conclave é o rito reservado para a eleição do novo papa. Durante o processo, os cardeais eleitores se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, em sessões secretas. Para que um cardeal seja eleito pontífice, ele precisa conquistar dois terços dos votos dos presentes.
Atualmente, o Colégio dos Cardeais conta com 252 membros. No entanto, de acordo com as normas da Igreja, apenas os cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. Sendo assim, 135 cardeais estão aptos a participar da escolha do sucessor do papa Francisco.