A companhia aérea Azul encerrou, até março de 2025, as operações em 14 cidades brasileiras, distribuídas por todas as regiões do país. Em Goiás, o município de Rio Verde deixou de receber voos da empresa. A decisão foi tomada após uma reavaliação da malha aérea, em meio ao processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11.
Segundo a Azul, o ajuste nas operações começou em janeiro e foi realizado de forma gradual. Algumas das rotas encerradas eram operadas pela subsidiária Azul Conecta, que utiliza aeronaves de pequeno porte, com capacidade para até nove passageiros. A empresa informou que a redução busca adequar a oferta de voos à demanda, além de otimizar rotas e concentrar operações em aeroportos estratégicos, como o de Viracopos, em Campinas (SP).
A companhia citou o aumento dos custos operacionais, a alta do dólar e restrições na frota como fatores decisivos para o corte. Documentos apresentados a investidores indicam que a frota futura será reduzida em mais de 35%, resultando em menos mercados atendidos e em uma malha mais simples. A mudança representa a eliminação de 53 rotas domésticas.
O processo de Chapter 11, iniciado em maio, prevê um financiamento de US$ 1,6 bilhão para pagamento de dívidas e manutenção das operações. A Azul afirmou que pretende preservar todos os ativos e continuar operando durante a reestruturação. A empresa já obteve aprovação judicial para seguir com o plano e realizar novos empréstimos.
Em janeiro, antes do início formal do processo nos Estados Unidos, a companhia havia anunciado a suspensão de voos em 12 cidades, além da readequação de operações para destinos como Fernando de Noronha (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Caruaru (PE). A Azul destacou que todos os clientes impactados foram comunicados previamente e receberam assistência conforme determina a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Cidades que perderam voos da Azul em 2025
Crateús (CE)
São Benedito (CE)
Sobral (CE)
Iguatú (CE)
Campos dos Goytacazes (RJ)
Correia Pinto (SC)
Jaguaruna (SC)
Mossoró (RN)
São Raimundo Nonato (PI)
Parnaíba (PI)
Rio Verde (GO)
Barreirinhas (MA)
Três Lagoas (MS)
Ponta Grossa (PR)
A Azul afirma que continuará avaliando sua malha aérea e poderá fazer novos ajustes conforme as condições de mercado e a demanda de passageiros.
O post Azul encerra voos em cidade de Goiás e mais 13 cidades brasileiras apareceu primeiro em O Hoje.