O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para visitar Kiev. O convite foi feito nesta quarta-feira (24/9), durante reunião entre os dois líderes na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Em publicação na rede social X, Zelensky afirmou que o encontro foi “substancial” e destacou a disposição do Brasil em participar de iniciativas voltadas ao processo de paz. “Convidei o presidente Lula da Silva para visitar a Ucrânia”, escreveu.
Após o encontro, o chefe de Estado ucraniano conversou com jornalistas em Nova York. Na ocasião, classificou a reunião como uma “boa conversa” e agradeceu o posicionamento do presidente brasileiro em defesa do cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.
O reencontro marcou a retomada do diálogo entre os dois líderes após dois anos. O último havia ocorrido em 2023, também durante a Assembleia Geral da ONU. Desde então, as relações entre os dois países enfrentaram momentos de tensão.
As divergências se intensificaram ao longo de 2024. O governo ucraniano criticou o posicionamento de Lula em relação à guerra, considerado por Kiev como favorável à Rússia. A crise atingiu o ponto mais alto em maio, quando o presidente brasileiro participou, em Moscou, das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória. A presença foi interpretada como um gesto positivo em relação a Vladimir Putin.
Naquele período, Zelensky chegou a recusar tentativas de contato telefônico feitas por Lula. Além disso, a Ucrânia não indicou novo embaixador para o Brasil desde julho, o que reduziu o nível da representação diplomática em Brasília.
Caso a viagem ocorra, será a primeira vez que Lula visitará a Ucrânia em seu terceiro mandato, apesar de já ter recebido convites semelhantes no passado.
O post Após encontro na ONU, Zelensky convida Lula para visitar a Ucrânia apareceu primeiro em O Hoje.