Com obras iniciadas em fevereiro de 2015, o Corredor da T-7 de Goiânia ainda não foi finalizado, com isso somam-se dez anos e um total de outras quatro tentativas de finalização. A gestão de Sandro Mabel (UB), nesta segunda-feira (1º), anunciou que vai tentar concluir ainda em seu mandato. A obra foi iniciada na gestão municipal de Paulo Garcia (PT).
Pela quinta vez, a gestão municipal tentará finalizar o corredor, que se encontra com 64% de conclusão desde 2020, na gestão Iris Rezende (MDB). O atual prefeito assinou a ordem de serviço para retomada no trecho que vai da Praça Cívica até o Terminal Bandeiras, em um total de oito quilômetros. Ao custo de R$ 8,68 milhões, a obra será executada pela Designe Engenharia, que venceu a licitação aberta na gestão Rogério Cruz (SD). O prazo é de dez meses.
A continuidade ocorre após negociação com a Caixa Econômica Federal pela utilização dos recursos assegurados desde 2015, em licitação no modelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no qual a empresa vencedora executava a obra e o projeto ao mesmo tempo. A modalidade foi usada no País em razão da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
O corredor fazia parte de um pacote que incluía as avenidas 85, T-63, Independência, T-9 e 24 de Outubro. O T-7 foi o único licitado e seria o segundo corredor da Capital, após o Universitário, de 2012. A obra parou em outubro de 2016, quando a Jofege Pavimentação alegou falta de contrapartida municipal.
Em 2017, Iris Rezende tentou retomada com novo acordo com a Caixa, mas o avanço foi restrito à drenagem. Em 2020, com 64% de execução, a obra voltou a ser interrompida. Iris inaugurou 37 dos 54 abrigos previstos. Em 2021, já com Rogério Cruz, técnicos discutiram a tecnologia dos semáforos, mas a defasagem inviabilizou o modelo. Cogitou-se concluir apenas a parte física, sem a chamada “onda verde”.
O distrato com a Jofege levou a uma nova licitação. O acordo garantiu recursos e manteve o projeto original, com adequações. A licitação foi publicada em outubro de 2024, suspensa em 2025 e retomada depois. A homologação ocorreu em junho. A previsão é de instalar 24 pontos de ônibus metálicos com bancos e proteção contra chuva e sol, além de cinco estruturas complementares. O projeto inclui ainda pavimentação e calçadas acessíveis com pisos táteis.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), apesar da inatividade, os serviços estão preservados e apenas alguns pontos precisarão ser refeitos. “Vamos terminar, vamos pegar firme nisso aí. Colocamos os projetos em ordem, toda a documentação também, buscamos o dinheiro novamente para terminar. Vamos requalificar o corredor, as calçadas também. Vai ficar bonita, a nossa T-7. É uma das avenidas que também, com o tempo, vão receber a metronização. Vamos passar com o ônibus ali igual o metrô: rapidinho e servindo a população, tudo sincronizado. O corredor da T-7 vai ficar muito bom”, disse Mabel.
Ainda nesta segunda-feira, o prefeito assinou a ordem de serviço para obras de drenagem no entorno do Parque Flamboyant, no Jardim Goiás. A intervenção prevê manilhas de 60 cm a 1,5 m em 11 ruas. A obra, de R$ 6,1 milhões, será executada pela CCM Construção, com prazo de 180 dias.
Mabel pediu paciência aos moradores diante dos transtornos: “Vai fazer muita bagunça, porque aqui a drenagem, ela vem com manilhas de 60 cm até 1,50 m. Então, para abrir um buraco para passar uma manilha de 1,50 m, não é brincadeira, é um buraco grande. Então, o pessoal vai ter que ter uma paciência. Nós vamos fazer da melhor forma possível para ir fazendo e tampando, de forma que a gente incomode o menos possível a população”.
A superintendente de Obras e Infraestrutura, Flávia Ribeiro Dias, afirmou que a obra complementa intervenções anteriores no Jardim Goiás. “Agora nós vamos fazer o restante, para poder dar qualidade de vida para os moradores aqui, porque na época da chuva, isso é um ponto recorrente de alagamento, isso acaba também estragando o pavimento e traz transtorno a toda a população.”
Na mesma solenidade, o prefeito reforçou a importância da requalificação do Corredor T-7. “A requalificação do corredor T-7 é necessária. Serão 120 mil m² de asfalto revitalizados, em um investimento de quase R$ 9 milhões. Essa é uma obra grande, aguardada há sete anos, que vai trazer mais fluidez ao trânsito de Goiânia. Estamos juntos, lançando obras todos os dias para fazer a cidade andar”, declarou.
Flávia Ribeiro acrescentou: “Serão 8,5 km de vias recuperadas e requalificadas para a implantação do corredor de ônibus, que é muito importante para toda a cidade de Goiânia. A obra vai contemplar calçadas com acessibilidade e a implantação de 24 pontos de ônibus”.
A empresa Designe Engenharia será responsável pela execução. “Queremos conseguir entregar essa obra antes do período das chuvas, para que a população usufrua dessa revitalização do pavimento e sinta uma melhoria no tráfego”, afirmou a responsável pela execução, Júlia Martins.
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