A Prefeitura de Aparecida de Goiânia abriu o período de atualização e novos cadastros para solicitação de vagas em creches da rede pública para o ano letivo de 2026. A medida tem como objetivo levantar dados reais sobre a demanda por atendimento na educação infantil e orientar o planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SME) para os próximos anos.
De acordo com a secretária de Educação de Aparecida, Núbia Farias, o processo não representa, neste momento, a abertura efetiva de novas vagas, mas sim um levantamento da real necessidade de atendimento com base nos cadastros atualizados.
“Essa atualização do cadastro hoje é para mim ter o real dado de como está esse cadastro. […] Se a família não atualizar, a gente vai entender que ela já está com a vida resolvida e não precisa. Ou aí ela tem que entrar na fila de novo, que é quando abrir as vagas”, explicou a secretária.
A atualização do cadastro reserva vai até o dia 15 de agosto e é obrigatória para todas as famílias já inscritas. A partir de 18 de agosto, às 8h, será possível realizar novos cadastros por meio do site www.gemul-aparecida.com.br/matricula ou pelo aplicativo “Matrícula Aparecida”. A SME local mantém 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em funcionamento e constrói mais três, além de contar com parcerias com instituições privadas e filantrópicas.
Segundo Núbia, a fila atual tem cerca de 5 mil crianças cadastradas, mas esse número pode estar inflado por dados desatualizados: “Esse cadastro aqui não é real para mim hoje. Ele só vai ser real quando eu souber de quem foi lá e validou que precisa da vaga”. A partir de agora, o processo de recadastramento será trimestral, e os responsáveis devem atualizar os dados da criança a cada três meses.
Ainda segundo a secretária, a prioridade da gestão é atender a faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses. “O público que nós vamos atender são crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses. Só essa turminha, que é a demanda maior da primeira infância, que nós vamos estar atendendo neste momento”, afirmou.
A secretária também destacou que a iniciativa faz parte de um esforço da Prefeitura para ampliar o acesso à educação infantil. “O prefeito quer muito acolher essa turminha que está bem desassistida. Ele já ampliou bem o atendimento de 4 e 5 aninhos, agora ele está focado bem na questão da creche.”
Em Goiânia, o déficit também preocupa. Segundo a SME, atualmente faltam cerca de 2.300 vagas para atender à demanda da educação infantil. A pasta ressalta que “há vagas disponíveis, mas nem sempre atende à necessidade das famílias”. Para combater esse déficit, a prefeitura iniciou o credenciamento de novas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em assumir a gestão de CMEIs. Atualmente, há convênio com 53 instituições filantrópicas.
De acordo com a Portaria nº 350/25/07/2025, as entidades devem comprovar experiência, regularidade fiscal e apresentar plano de trabalho detalhado. As parcerias terão validade de cinco anos, podendo ser renovadas. “Você não consegue zerar essa fila somente com as instituições públicas, prédio próprio, professores da própria secretaria”, avaliou o presidente do Conselho Municipal de Educação, Divino Alves Bueno. Para ele, “essa parceria público-privada vai ajudar muito nesse sentido. E na garantia desse direito da criança”.
Além disso, a SME informou com exclusividade ao jornal O HOJE que está prevista a abertura de mais vagas até o fim do ano, “com intuito de zerar a fila de espera”. Como parte da estratégia, será realizado nos dias 8 e 9 de agosto o 2º Mutirão de Vagas, que ofertará 2.064 matrículas na Educação Infantil. Também estão previstas 1.460 vagas por meio do aluguel de 10 imóveis, 2.376 vagas decorrentes da construção de 132 salas em unidades já existentes e 300 com a inauguração de dois novos CMEIs.
A demanda por creches cresceu nos últimos anos, e as regiões com maior número de crianças aguardando atendimento são a Noroeste, Sul, Sudeste, Norte e Mendanha. A SME também informou que pais e responsáveis podem fazer o cadastro e acompanhar a lista de espera por meio do site www.sme.goiania.go.gov.br, com acompanhamento individualizado por instituição.
O post Aparecida e Goiânia reavaliam demanda por vagas em creches públicas apareceu primeiro em O Hoje.