Aparecida de Goiânia alcançou uma marca histórica na segurança pública em 2025. De janeiro a maio deste ano, o número de homicídios caiu 34% em comparação ao mesmo período de 2024. O levantamento, feito pelo Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e pela seção de análise criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), aponta que foram registrados 21 assassinatos nos cinco primeiros meses do ano , 11 a menos que os 32 contabilizados no ano anterior.
Do total de vítimas, 19 eram homens e duas, mulheres. A redução nos índices de violência culminou com um período de 27 dias consecutivos sem homicídios, encerrado em 31 de maio. Neste domingo (1º), Aparecida de Goiânia completa o 28º dia seguido sem registro de assassinatos. O último caso aconteceu em 4 de maio, às 18h53.
A atuação da Polícia Militar foi decisiva para os resultados. Dos 21 homicídios registrados, 14 (cerca de 70%) tiveram autoria identificada e definida. Em dez casos, os autores foram presos em flagrante por equipes operacionais com apoio da inteligência policial do 2º CRPM.
Leia mais:Motorista é preso após causar acidente em Aparecida de Goiânia sob efeito de álcool
Para o comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, a queda na violência é resultado de ações coordenadas entre forças de segurança e instituições públicas. “Com ações persistentes, pontuais e assertivas, conseguimos, com a parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público, prefeitura e outros órgãos de segurança, reforçar o policiamento em Aparecida de Goiânia de maneira estratégica”, afirmou.
Com mais de 600 mil habitantes, Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade de Goiás e tem buscado consolidar-se como referência em segurança pública no estado.