Aparecida de Goiânia registrou uma queda de 67% nos acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O número de ocorrências caiu de 2.734 para 912, segundo dados da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA).
O resultado está ligado a uma série de mudanças e investimentos feitos na cidade. Entre elas, a instalação de 30 câmeras inteligentes nos semáforos, novos semáforos em pontos críticos, mais de mil placas de sinalização, pintura de 15 mil m² de vias e a criação da “direita livre” em avenidas movimentadas, como a Rio Verde e a Independência.
“Aparecida é uma cidade com mais de 380 mil veículos circulando. Precisávamos fazer mudanças urgentes no trânsito, e elas surtiram efeito: menos acidentes, mais segurança e mais agilidade”, comentou o prefeito Leandro Vilela.
O secretário de Mobilidade e Trânsito, coronel Eder Fernandes, destacou que a SMTA também fez a limpeza de vias, retirando 62 veículos abandonados das ruas, e reforçou a parte educativa, com mais de 70 palestras em escolas e empresas.
Segundo ele, algumas ruas e avenidas também tiveram o sentido alterado, além da realocação de radares. No entanto, ele alerta: “Mesmo com os avanços, 43% dos acidentes ainda aconteceram por desrespeito à sinalização. O trânsito seguro depende de todo mundo.”
O post Acidentes de trânsito caem 67% em Aparecida no início de 2025 apareceu primeiro em O Hoje.