Em uma ação inédita, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e o 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás destruíram, nesta quarta-feira, 30 de abril, 350 escapamentos de motocicletas utilizando um rolo compressor. Os equipamentos, que haviam sido adulterados para promover descarga livre, geram barulho excessivo e poluição sonora, prejudicando a qualidade de vida dos moradores de Caldas Novas.
Os escapamentos destruídos foram apreendidos durante blitzes realizadas pela Polícia Militar no município nos últimos dois meses. Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a operação tem o objetivo de intensificar o combate às motocicletas barulhentas em todo o Estado. “Este é apenas o começo de um trabalho contínuo para garantir o sossego e a saúde pública”, destacou.
O coronel Marcelo Mendonça, comandante do 19° Regional da Polícia Militar, enfatizou a parceria fundamental com o Detran-GO e o impacto positivo da ação, não só na segurança, mas também no bem-estar dos cidadãos. O delegado regional da Polícia Civil de Caldas Novas, Rodrigo Pereira, reforçou que combater a prática criminosa relacionada a escapamentos adulterados é uma prioridade para a segurança e o conforto da população.
Os escapamentos apreendidos serão enviados para o ferro-velho. Lançada em fevereiro deste ano, a operação Randandan tem como foco os veículos com silenciadores defeituosos ou que circulam com descarga livre, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
A operação tem se mostrado eficaz, com 13.406 infrações registradas em 2024. Só neste ano, até o momento, já foram identificadas 4.449 infrações, destacando a importância da fiscalização e da conscientização sobre os impactos dessa prática.
Leia mais: Goiânia apresenta diagnóstico para plano de drenagem até 2054