Uma menina de 9 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18) após se afogar na Cachoeira Usina Velha, em Pirenópolis (GO). A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, desde segunda-feira (16), quando ocorreu o acidente. A identidade dela não foi divulgada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), a menina ficou submersa por cerca de 20 minutos depois de prender o pé em uma fenda entre formações rochosas, sob uma pedra, na Cachoeira Usina Velha. O chamado para o resgate foi registrado por volta das 10h30 de segunda-feira.
Segundo os bombeiros, um guarda-vidas que estava no local retirou a criança da água com a ajuda de populares. Quando foi retirada, ela estava inconsciente e sem sinais vitais, “indicando um possível quadro de parada cardiorrespiratória”, informaram os militares.
As equipes iniciaram imediatamente os procedimentos de reanimação cardiopulmonar ainda na cachoeira. Em seguida, transportaram a menina de helicóptero até o hospital, em Goiânia.
“Quando chegamos ao local, demos sequência aos procedimentos de reanimação cardiopulmonar e procedemos com o deslocamento, realizando a reanimação e oxigenação até o hospital, onde foi entregue aos cuidados médicos, que conseguiram reverter o quadro clínico e a estabilização”, informou o CBMGO em nota.
Resgate mobilizou equipes e populares em Pirenópolis
O atendimento envolveu guarda-vidas que atuavam na cachoeira, frequentadores do local e equipes do Corpo de Bombeiros. A criança foi socorrida ainda no cenário do acidente e recebeu atendimento durante todo o deslocamento até Goiânia.
No hospital, ela permaneceu internada na UTI. A morte foi confirmada pela unidade de saúde na madrugada desta quarta-feira (18).
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Cachoeira USINA VELHA (@cachoeirausinavelha)
Administração diz que avalia circunstâncias
No dia do acidente, a administração da Cachoeira Usina Velha publicou nota nas redes sociais informando que a equipe presente “atuou prontamente no apoio ao resgate da criança, que teve o pé preso entre formações rochosas submersas”.
Ainda segundo a empresa responsável pelo local, os bombeiros foram acionados simultaneamente ao início do socorro. A administração também afirmou que realiza “avaliação técnica das circunstâncias do incidente, visando ao aprimoramento contínuo das medidas de segurança e prevenção”.
Após a confirmação da morte da menina, a empresa divulgou uma nota de pesar e declarou solidariedade à família “e a todos que sofrem com essa perda irreparável”.
O caso ocorreu em um dos pontos turísticos mais visitados de Pirenópolis. As circunstâncias do acidente seguem sob apuração das autoridades competentes.
*Com informações: Metrópoles / g1
Leia também: Acidente com capotamento deixa cinco feridos na GO-147, em Piracanjuba










