O prefeito Sandro Mabel inaugurou, neste domingo (8), os primeiros totens de monitoramento do Complexo Jamel Cecílio, em Goiânia. O novo sistema integra inteligência artificial, câmeras e sensores para acompanhar o fluxo de veículos e detectar precocemente riscos de alagamento, orientando os motoristas durante períodos de chuvas intensas.
Os equipamentos realizam o monitoramento visual contínuo, incluindo o reconhecimento de placas e facial. Além disso, o sistema conta com painéis de LED que informam as condições das vias em tempo real. As cancelas automáticas, que podem ser operadas de forma remota ou automática, são acionadas exclusivamente em situações de emergência. De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), os totens também possuem sirenes, iluminação e avisos sonoros para auxiliar na orientação dos condutores.
Foto: Alex Malherios
Locais dos totens
Plano de Expansão Atualmente, cinco totens operam no Complexo Jamel Cecílio, mas a prefeitura trabalha para instalar um total de 27 unidades em pontos estratégicos da capital, como a Avenida 85 e a Marginal Botafogo. O prefeito Mabel destacou que, à medida que obras de infraestrutura (como piscinões) forem concluídas, os equipamentos poderão ser transferidos para outras regiões que necessitem de monitoramento.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Robledo Mendonça, afirmou que o sistema consolida um novo modelo de prevenção em Goiânia, tornando a cidade uma referência nacional no setor. A tecnologia já despertou o interesse de outros municípios brasileiros em busca de informações sobre a implementação das medidas de segurança.
LEIA MAIS: Justiça decreta prisão preventiva de aluno suspeito de matar professora dentro de faculdade em Porto Velho









