Morreu na tarde desta quinta-feira (29), aos 94 anos, o ex-prefeito de Catalão e ex-deputado federal Haley Margon Vaz. Natural de Catalão (GO), onde nasceu em 28 de março de 1930, ele enfrentava problemas de saúde e estava com o quadro debilitado, que se agravou nas últimas horas.
O velório começa às 5h desta sexta-feira (30), no Ginásio de Esportes de Catalão. O sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério Municipal. A cerimônia é aberta ao público.
Filho de Jerônimo Vaz e Matilde Margon Vaz, descendente de eslovenos, Haley Margon atuou na política municipal, estadual e federal ao longo de mais de quatro décadas. A carreira pública teve início nas eleições de outubro de 1962, quando foi eleito vereador de Catalão pelo Partido Social Democrático (PSD).
Trajetória política de Haley Margon
Após a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2, em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em seguida, foi reeleito vereador e ocupou cargos de presidência e secretaria na Câmara Municipal entre 1966 e 1969.
Com o fim do bipartidarismo, ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1982, foi eleito prefeito de Catalão, exercendo o mandato entre 1983 e 1988. Durante a gestão, ampliou a estrutura de ensino municipal com abertura de novas salas de aula e ações voltadas à matrícula escolar.
Em 1989, assumiu o cargo de secretário-geral do Ministério da Agricultura e chegou a ocupar interinamente a função de ministro da pasta. No período, participou de missões internacionais no Japão e em Cuba relacionadas a acordos comerciais.
Haley Margon atuou na política municipal, estadual e federal ao longo de mais de quatro décadas
Cargos estaduais e federais
Em 1990, Haley Margon eleito deputado federal por Goiás e tomou posse em 1991. Licenciou-se do mandato para assumir a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, no governo de Iris Resende, função que exerceu entre 1991 e 1993. Depois, retornou à Câmara dos Deputados, onde permaneceu até o fim da legislatura, em 1995.
Após deixar cargos eletivos, continuou participando de campanhas políticas. Em 2004, atuou como coordenador financeiro da campanha de Iris Resende à Prefeitura de Goiânia. Em 2008, foi citado como possível candidato à Prefeitura de Catalão, mas desistiu da disputa.
O corpo permanece em velório durante a manhã e a tarde desta sexta-feira, conforme programação divulgada pela família.
Leia também: Síndico e filho presos por suspeita de matar corretora estavam com malas prontas








