Segurança pública, tecnologia e esporte são pautas que o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), busca ter destaque. Isso é visto como uma forma de o emedebista cunhar sua própria personalidade política na tentativa de se desligar da imagem do governador Ronaldo Caiado (UB).
Enquanto o chefe do Executivo goiano procura se empenhar no combate ao crime no Estado e em outras áreas, como combate à pobreza, assistência social e educação, Daniel segue na tarefa de investir em projetos voltados à implantação de tecnologia avançada na segurança, além de iniciativas no campo do esporte.
Daniel Vilela destaca reforço da segurança para MotoGP: novo programa, IA Contra o Crime, será eixo tecnológico da operação integrada em Goiás – Créditos: Benedito Braga/Secom
As movimentações do vice-governador para ganhar independência da imagem de Caiado são interpretadas como uma estratégia do pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas de conquistar um eleitorado mais amplo que o do governador, uma vez que, de acordo com analistas, Caiado tende a ter apoio de um público mais conservador e com idade mais avançada.
Acesse também: Além da segurança, Caiado quer destaque no combate à pobreza
A expectativa é que, por meio de pautas que consigam alcançar a população mais jovem do Estado, Daniel rompa com os limites já estabelecidos e, assim, possa alcançar um patamar para além do já atingido pelo governador.
Créditos: Jota Eurípedes
A ideia é que o vice de Caiado assuma um posicionamento de candidato moderno e alinhado às novas tecnologias. Para isso, é de se observar seu envolvimento com a modernização de startups, com projetos vinculados ao desenvolvimento de novas tecnologias e, atualmente, com a efetivação de um programa responsável pelo lançamento de uma ferramenta de Inteligência Artificial incorporada à segurança pública, algo pensado por Caiado para que Daniel dê seguimento.
Aposta em tecnologia
O Governo de Goiás é protagonista no uso do sistema “IA contra o Crime”, capaz de fortalecer a capacidade de resposta das forças de segurança. “Goiás é hoje o grande polo de inteligência artificial da América Latina. Não há nenhum lugar neste País, nenhum Estado, nenhum município que tenha uma plataforma como essa”, afirmou Daniel Vilela.
Daniel Vilela destaca avanços na segurança com o programa IA Contra o Crime – Créditos: Benedito Braga
Não foi à toa que o projeto piloto do sistema moderno de segurança foi implantado em locais vistos como altamente estratégicos para Caiado e Daniel. Municípios como Luziânia e Valparaíso, que fazem parte do Entorno do Distrito Federal, foram contemplados com a implantação com as novas tecnologias.
O investimento de Daniel no Entorno faz parte de uma tática que pode favorecer sua candidatura, pois a região contempla o segundo maior eleitorado do Estado. Prefeitos dos municípios que compõem o local demonstram satisfação com as ações do governo em torno do fortalecimento da segurança pública. Vale lembrar que Valparaíso, por exemplo, já foi considerada uma das cidades mais violentas do País.
Daniel Vilela, prefeito Marcus Vinicius (Valparaíso) e secretário Pábio Mossoró (Entorno do DF) na inauguração do Batalhão Rural localizado no Entorno do DF – Créditos: Júnior Guimarães
Investimento em esporte
Outra ação que pode ajudar a consolidar a imagem de Daniel é o investimento e requalificação do Complexo Serra Dourada, que representa a nova fase de modernização do espaço. A proposta promove a transformação do estádio de forma com que o local possa ser utilizado diariamente por meio da integração de atividades ligadas ao esporte, cultura, lazer e turismo.
Por meio de iniciativas capazes de chamar a atenção do eleitorado jovem, Daniel atende às preces de Caiado relativas à capacidade da candidatura do emedebista alcançar um público mais amplo.
Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela (MDB) durante cumprimento de agenda administrativa – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes
Analistas avaliam que, caso o vice-governador não aposte em projetos ligados à tecnologia, esporte e áreas afins, o risco de romper com o eleitorado tradicional existente é quase certo.
Ciente disso, o vice-governador busca voltar sua atenção para áreas que destaquem sua imagem enquanto um candidato inovador, jovem e que representa um governo que não se limita a ações voltadas apenas ao agronegócio, ramo constantemente associado ao Estado. (Especial para O HOJE)









