As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país irão fechar para atendimento presencial entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) desta semana. A interrupção temporária dos serviços acontece em razão de melhorias programadas nos sistemas da Previdência, coordenadas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação do órgão.
Essa paralisação alcança todas as unidades presenciais, incluindo as agências que atendem agendamentos e requerimentos de benefícios, perícias e demais serviços que, normalmente, dependem de atendimento pessoal.
O que vai mudar nos serviços
(Imagem: Governo Federal)
Atendimento presencial: suspenso dos dias 28 a 30 de janeiro em todas as agências distribuídas pelo país.
Canais digitais: os atendimentos por meio do aplicativo Meu INSS (site e app) e pela central telefônica 135 estarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.
Atendimentos previamente agendados: aqueles marcados para os dias de fechamento poderão ser antecipados ou reagendados, conforme orientação do próprio órgão.
Medida para reduzir o impacto
Para minimizar transtornos à população, o INSS já realizou atendimentos extras em finais de semana anteriores, abrindo unidades em sábado e domingo para antecipar serviços que seriam prejudicados pela paralisação. Essas ações foram pensadas justamente para atender segurados com agendamentos nos dias em que as agências estarão fechadas.
Por que a paralisação foi decretada
Segundo o INSS, a suspensão temporária é necessária para a modernização dos sistemas informatizados da Previdência, com o objetivo de melhorar a estabilidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos segurados.
O que fazer se você tem atendimento marcado
Quem tiver atendimento agendado entre os dias 28 e 30 e não for atendido antecipadamente deve ficar atento às mensagens e contatos do INSS para reagendar o atendimento logo após a normalização dos serviços.
Leia mais: Afastamentos por burnout quintuplicam em 4 anos no Brasil










