A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferta 2.520 vagas, em quase 100 cursos de graduação, para novos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A seleção para o ingresso é feita através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as inscrições devem ser realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).
As informações sobre o ingresso na UFG, por meio do Sisu, são disponibilizadas no site sisu.ufg.br, onde já consta o Termo de Adesão da UFG ao sistema, que detalha os pesos adotados para seleção em cada curso, além de toda a documentação necessária para as matrículas. Outras informações de relevância para os candidatos também podem ser encontradas neste site.
Aqueles que não forem selecionados na Chamada Regular, que será divulgada no dia 29 de janeiro, poderão se inscrever na Lista de Espera, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Caso ainda existam vagas remanescentes após o esgotamento da Lista de Espera, serão convocados os candidatos da lista de espera do Vestibular UFG, realizado no último ano.
Em caso de dúvidas sobre a realização da inscrição pelo Sisu na UFG, os candidatos podem entrar em contato com o Instituto Verbena, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, pelos canais de atendimento: candidato.iv@ufg.br ou (62) 3121-3115.
O que é o Sisu?
Desde 2014 a UFG adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma das formas de seleção de novos estudantes. O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.
O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Após a Chamada Regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Leia também:
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras; saiba quais







