A segurança deixou de ser assunto destaque da gestão Caiado (UB) para dar espaço a diferentes áreas, como cultura e turismo. O direcionamento de investimentos para esses segmentos pode sinalizar a possibilidade de mudança do discurso tanto do governador quanto de seu vice, Daniel Vilela (MDB), para contrapor o argumento frequente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), de que a continuidade representada pelo emedebista evidencia a falta de avanços no Estado.
A aposta na continuidade de Caiado em uma possível reeleição de Daniel alimentou críticas de Marconi Perillo (PSDB), também pré-candidato a governador. Na oposição à dupla Caiado e Daniel, o tucano aposta na desconstrução da proposta de continuidade propagada por Daniel. Na versão de Marconi, manter o mesmo grupo que hoje gere o Estado no poder significaria a falta de novidade para o Estado, sem ações concretas para apresentar à população goiana nos últimos sete anos.
Ex-governador e pré-candidato ao governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) – (Foto: Reprodução)
Para o tucano, o governo de Caiado se apoiou nas ações realizadas durante as gestões do PSDB. Marconi defende a apresentação de novas propostas para os eleitores, algo que não é destacado nas falas do emedebista. Isso também se reflete na aposta de Daniel em não definir sua própria imagem enquanto pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas como apenas um gestor da continuidade e apresentar uma plataforma de inovações e possíveis avanços a partir de 2027.
Acesse também: Silêncio de Tarcísio sobre Flávio não é falta de apoio, mas ação estratégica
Até aqui, o tucano fala em apresentar um projeto a longo prazo de desenvolvimento de Goiás caso seja eleito governador pela quinta vez. Perillo compara essa meta com o que fez desde 1999, quando assumiu o Palácio das Esmeraldas, e apresenta essa ideia como algo novo, em contraponto ao discurso de continuidade de Caiado e Daniel.
Cabe destacar o empenho de Caiado e Daniel em apresentar os investimentos do Estado em áreas como cultura e turismo para diversificar a atuação governamental e demonstrar interesse em segmentos para além da segurança pública.
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela durante agendas no Entorno do Distrito Federal – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes
Apoio à cultura
Ganharam destaque na plataforma de pré-campanha de Daniel o envolvimento do Estado em festas populares como a de Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, a Romaria do Muquém, em Niquelândia, o Circuito das Cavalhadas, as festas agropecuárias de Goiânia e em outras regiões do Estado, além do projeto Folia Goiás, lançado recentemente, com apoio financeiro e logístico às festas de Carnaval em diversas cidades goianas.
Com início no dia 7 de fevereiro, o projeto prevê o financiamento de blocos de rua, festas populares e o Circuito Folia Goiás, com expectativa de receber mais de 100 mil pessoas na Avenida 85, na Capital. “Desejo que Goiás seja cada vez mais uma referência nessa área, já que o Estado é o primeiro lugar em tudo. Vamos fazer um carnaval lindo aqui em Goiás, sabendo que o goiano é um povo animado, hospitaleiro e que saberá receber todos os visitantes em um Carnaval que vocês sabem que é o mais seguro do Brasil”, afirmou Caiado.
Caiado lança Folia Goiás 2026 com investimento de R$ 20 milhões no carnaval – Créditos: Remisson Sales e Walter Folador
Em sua fala, Daniel deu destaque a dificuldades detectadas em anos anteriores que atrapalharam a realização de eventos semelhantes aos que vão ocorrer neste ano, com aposta na superação dos entraves a partir do lançamento do Folia Goiás. “Anteriormente, enfrentamos desafios que impediram os investimentos. Hoje, temos um Carnaval organizado, com recurso em conta de forma antecipada, para que produtores e promotores tenham condição e tempo de fazer o melhor evento possível”, destacou o vice-governador.
Planos de Daniel
De acordo com interlocutores da pré-campanha do emedebista, Daniel pretende potencializar o investimento em turismo e ampliar o apoio que Goiás tem do governo federal para desenvolver os potenciais turísticos de cada cidade e região do Estado.
Vice-governador e pré-candidato à presidência da república, Daniel Vilela (MDB) – Créditos: Benedito Braga
Assim, as atenções se voltam para a melhoria de trilhas e investimentos em rodovias para impulsionar o setor que fez com que Goiás se posicionasse como o 8º destino mais visitado do Brasil, com 741 mil viagens recebidas, o equivalente a 3,7% do total nacional, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua em 2024.
Outro ponto de interesse da pré-campanha e da gestão de Daniel está no investimento em energia para a expansão do agronegócio e da agroindústria. A expectativa é que o vice de Caiado crie um discurso próprio baseado no fortalecimento de diversas pastas e agências, como a GoiásTurismo, e, dessa forma, supere qualquer impacto das críticas de Marconi contra os marcos da gestão Caiado e da administração emedebista, que começa em abril. (Especial para O HOJE)








