Cerca de 40 pessoas morreram e ao menos 100 ficaram feridas em um incêndio de grandes proporções que atingiu um bar na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante uma festa de Ano Novo. O caso ocorreu na madrugada de quinta-feira (1º) e levou as autoridades locais a decretarem estado de emergência na região do cantão de Valais.
Segundo informações oficiais, o fogo começou por volta de 1h30 no bar Le Constellation, localizado no centro da estação de esqui. A causa do incêndio ainda não foi esclarecida. As autoridades afirmam que, até o momento, tudo indica que o episódio tenha sido um acidente, mas uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias. “No momento, estamos considerando que se trata de um incêndio e não descartamos a possibilidade de um ataque”, disse a procuradora Beatrice Pilloud em coletiva de imprensa.
O chefe da polícia regional, Frederic Gisler, informou que cerca de 100 pessoas ficaram feridas, a maioria em estado grave, e que dezenas morreram no local. Os feridos foram encaminhados para hospitais nas cidades de Sion, Lausanne, Genebra e Zurique. Ainda, algumas das pessoas atingidas são estrangeiras, de acordo com o chefe de segurança de Valais, Stéphane Ganzer.
Incêndio pode ter sido causado por fogos de artifício
O ministro italiano Antonio Tajani declarou que o incêndio pode ter sido provocado por fogos de artifício. “Parece ter sido um acidente causado por um incêndio, por alguma explosão, por algum rojão lançado durante as comemorações de Ano Novo”, afirmou ao canal Sky TG24.
Antonio Tajani (Foto: Reprodução/ @Antonio_Tajani)
Para atender a ocorrência, as autoridades mobilizaram dez helicópteros e 40 ambulâncias. Diante da gravidade do episódio, o Conselho Estadual de Valais declarou estado de emergência. “Dada a gravidade dos acontecimentos da noite passada, o Conselho Estadual decidiu declarar estado de emergência”, afirmou Ganzer.
O Constellation fica próximo ao teleférico da estação e, segundo informações do site oficial do complexo turístico, tem capacidade para 300 pessoas, além de um terraço para 40.









