newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

PL Antifacção vai à votação sob forte tensão política

Administrador Por Administrador
19 de novembro de 2025
Em Política
A A
pl-antifaccao-vai-a-votacao-sob-forte-tensao-politica

PL Antifacção vai à votação sob forte tensão política

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a votação do PL Antifacção aconteceria nesta terça-feira (18). O anúncio foi feito depois da apresentação da quinta versão do relatório do texto feito pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), que será apresentado nesta noite, para líderes do Congresso para tentar destravar a votação depois de um impasse entre governo e oposição. Segundo Motta, o plenário vai virar a noite nesta sessão.

O último relatório apresentado por Derrite mantém uma discordância indicada pelo governo. O texto propõe que os bens apreendidos em operações da Polícia Federal (PF) sejam destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública, enquanto as apreensões das polícias locais serão destinadas aos Fundos de Segurança dos respectivos estados. Operações conjuntas terão os bens repartidos. Essa era uma crítica do governo porque, junto com outras medidas do PL, reduz o financiamento da PF.

Na manhã desta terça a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski e Hugo Motta se reuniram para debater pontos a serem mudados no texto. Outros pontos considerados delicados permaneceram neste relatório: a tipificação dos crimes cometidos. O texto de Derrite estabelece o conceito de “organização criminosa ultraviolenta”, algo que, para o governo, continua criando uma confusão jurídica, já que não especifica o que seria esse tipo de organização. A oposição de extrema direita queria manter no texto a proposta de vincular as organizações criminosas ao terrorismo. Essa é uma bandeira do grupo desde a operação no Complexto do Alemão, no Rio de Janeiro e foi apresentada no Projeto de Lei 1.283/2025, conhecido como PL do Terrorismo.

O texto de Derrite foca no aumento das penas e na criação de uma nova lei chamada marco legal do crime organizado. A ideia é ter uma nova tipificação para quem está ligado ao crime organizado no Brasil. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, designou na segunda-feira (18) o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator do projeto que institui o novo marco legal de enfrentamento ao crime organizado (PL 5.582/2025), iniciativa do governo que está sendo analisada pela Câmara, hoje. A proposta define formalmente o conceito de facção criminosa, amplia punições e cria instrumentos para reforçar investigações e a atuação do Estado contra estruturas criminosas.

Ex-delegado de polícia e atual relator da CPI do Crime Organizado, Vieira foi escolhido por sua trajetória jurídica e experiência na segurança pública, segundo Alcolumbre. O presidente do Senado afirmou que a escolha reflete a expectativa da sociedade por uma resposta firme do Parlamento diante do avanço da criminalidade. Alcolumbre reconheceu que a indicação não agradou a todos e mencionou que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (União-PR) também demonstraram interesse pela função. No entanto, argumentou que a escolha de Vieira busca blindar a proposta de disputas ideológicas e garantir foco no interesse dos brasileiros.

O governo também reforça a crítica sobre essa nova tipificação por criar uma confusão jurídica ao não especificar as categorias para enquadrar um acusado nesta nova legislação. O texto do Derrite também propõe que o vínculo com crime organizado seja insuscetível de anistia, indulto e liberdade condicional.

O relator incluiu no último relatório que os presos cumpram a pena e que a progressão de regime seja possível somente com 85% da pena cumprida. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reforçou nesta segunda que a ideia é adiar novamente a votação do texto. O Brasil de Fato antecipou que uma das propostas dos deputados progressistas é trocar o relator. O líder do partido reforçou essa ideia em suas redes sociais. “A única solução responsável é adiar a votação e trocar imediatamente o relator, com um nome de consenso, retomando o texto técnico do governo. O país não pode enfrentar organizações criminosas com improviso legislativo”, disse Farias nas redes sociais. Líderes de partidos têm uma reunião na tarde desta terça-feira para conhecer o novo projeto e discutir saídas possíveis para o texto antes da votação.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Sheinbaum reage “não aceitamos intervenção” após falas de Trump

Próxima Postagem

“O Entorno é prioridade de verdade”, diz Daniel Vilela na abertura do Goiás Social na Cidade Ocidental

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

entidades-pedem-que-lula-vete-licenca-compensatoria-no-congresso-e-alertam-para-novo-penduricalho-extra-teto
Política

Entidades pedem que Lula vete licença compensatória no Congresso e alertam para novo penduricalho extra-teto

6 de fevereiro de 2026
lula-pressiona-congresso-por-pec-da-seguranca
Política

Lula pressiona Congresso por PEC da Segurança

6 de fevereiro de 2026
laudo-da-pf-descarta-internacao-e-enfraquece-pedido-de-domiciliar-de-bolsonaro
Política

Laudo da PF descarta internação e enfraquece pedido de domiciliar de Bolsonaro

6 de fevereiro de 2026
Próxima Postagem
“o-entorno-e-prioridade-de-verdade”,-diz-daniel-vilela-na-abertura-do-goias-social-na-cidade-ocidental

“O Entorno é prioridade de verdade”, diz Daniel Vilela na abertura do Goiás Social na Cidade Ocidental

Mais Notícias

chuvas-e-fios-soltos-em-goiania-podem-se-tornar-inimigos-durante-pre-carnaval

Chuvas e fios soltos em Goiânia podem se tornar inimigos durante pré-Carnaval

7 de fevereiro de 2026

Neste sábado (7) começa o pré-Carnaval em Goiânia, com diversas atrações nacionais animando a folia. De acordo com estimativas, esperam-se...

aluno-de-68-anos-morre-apos-passar-mal-em-aula-de-hidroginastica-em-goiania

Aluno de 68 anos morre após passar mal em aula de hidroginástica em Goiânia

7 de fevereiro de 2026

Nesta quarta-feira (4), José Berto Ferreira, de 68 anos, morreu após passar mal durante uma aula de hidroginástica, em Goiânia....

eua-levam-a-onu-acusacao-de-teste-nuclear-contra-china

EUA levam à ONU acusação de teste nuclear contra China

7 de fevereiro de 2026

Os Estados Unidos (EUA) acusaram a China de ter realizado um teste nuclear secreto em 2020 e defenderam a reformulação...

eua-e-ira-encerram-conversas-com-“disposicao-para-continuar”

EUA e Irã encerram conversas com “disposição para continuar”

7 de fevereiro de 2026

As conversas entre Irã e Estados Unidos (EUA) realizadas em Mascate, capital de Omã, tiveram início e se encerraram nesta...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se