• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lula participará da Celac em solidariedade à Venezuela

Administrador Por Administrador
6 de novembro de 2025
Em Mundo
0
lula-participara-da-celac-em-solidariedade-a-venezuela

Lula participará da Celac em solidariedade à Venezuela

0
AÇÕES
8
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta quarta-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 9 e 10 de novembro em Santa Marta, na Colômbia. Segundo o chanceler, a presença de Lula tem caráter simbólico e reafirma a solidariedade regional à Venezuela, alvo recente de pressões e ameaças de intervenção por parte dos Estados Unidos.

Vieira explicou que a agenda do presidente brasileiro na Celac será voltada à defesa de uma solução pacífica e diplomática para a crise venezuelana. Destacou ainda que a posição do governo segue a orientação de Lula de considerar a América do Sul uma região de paz e cooperação. “Essa reunião vai tratar da sua pauta e é um apoio, uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse: a posição da nossa política externa é que a América Latina, sobretudo a América do Sul, é uma região de paz e cooperação”, afirmou o ministro.

Lula deve voltar a tempo da abertura da COP30
A cúpula reunirá chefes de Estado da América Latina e da União Europeia para discutir temas políticos e econômicos comuns, incluindo o papel do bloco sul-americano nas mediações regionais. A Colômbia, que ocupa a presidência rotativa da Celac, organiza o encontro em parceria com o bloco europeu. “A reunião da Colômbia é muito importante porque é um diálogo de duas regiões. O Brasil foi o inspirador da criação da Celac, portanto, a presença brasileira sempre é importante”, disse Vieira.

O ministro também reiterou que o governo brasileiro mantém diálogo regular com Washington sobre a escalada de tensões no Caribe e que o assunto será tratado novamente na reunião do G7 no Canadá marcada para 11 de novembro.

Presidente Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
A viagem à Colômbia alterou os planos de Lula, que inicialmente participaria do lançamento de um projeto de energia solar em Fernando de Noronha. O presidente deve comparecer à Celac no sábado (8) e retornar a Belém no domingo (9). Na segunda-feira (10) será a abertura oficial a COP30.

Leia mais: Trump alega fraude eleitoral após vitória socialista em NY

Postagem Anterior

Trump alega fraude eleitoral após vitória socialista em NY

Próxima Postagem

Presidente do México apresenta queixa após assédio durante caminhada

Próxima Postagem
presidente-do-mexico-apresenta-queixa-apos-assedio-durante-caminhada

Presidente do México apresenta queixa após assédio durante caminhada

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.