Marina Moreira
O estabelecimento de vínculos com regiões estratégicas é uma das principais ações de um governo que deseja se reeleger ou dar continuidade à sua gestão na liderança de aliados. É o caso do governador Ronaldo Caiado (UB), que buscou ter uma boa relação com o Entorno do Distrito Federal (DF) e que recebe apoio dos governantes dos municípios da região.
Com o objetivo de garantir apoio de regiões específicas do Estado para ter mais segurança nas eleições 2026, a semana começou com agenda no segundo maior eleitorado do Estado. Na última segunda-feira (20), o vice-governador Daniel Vilela (MDB) participou de um almoço que contou com a presença do prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB), e Lulinha Viana, prefeito da Cidade Ocidental, no Entorno do DF. Também estiveram presentes secretários municipais e vereadores das duas cidades.
Acesse também: PT busca nomes para montar chapas para 2026, mas não descarta apoio a aliados em Goiás
Logo após, Vilela participou do evento “Hora Cívica”, que ocorre todo mês em Cidade Ocidental, utilizado pela gestão municipal para fazer a prestação de contas. “Esse evento reúne a comunidade para fazer uma comunhão entre moradores e o poder público. O evento ocorre no último final de semana de cada mês e nós só fizemos neste último final de semana devido à agenda do vice-governador”, detalha ao O HOJE o prefeito.
O vice de Caiado aproveitou a ocasião para salientar os investimentos feitos pelo governo estadual no Entorno. Uma das ações anunciadas ganhou destaque, voltada para a segurança pública, bandeira principal de campanha do grupo caiadista. “O discurso [sobre segurança] do governador Ronaldo Caiado é um discurso forte e está sendo posto em prática. Ou o bandido muda de profissão ou muda de Goiás”, afirmou Marcus Vinicius ao O HOJE.
Em Valparaíso
Daniel Vilela inaugura nova sede do Batalhão Rural em Valparaíso de Goiás – (Créditos: Júnior Guimarães)
Daniel participou da inauguração da nova sede do Batalhão Rural da Polícia Militar em Valparaíso de Goiás. A escolha pelo município foi motivada pela posição estratégica que a cidade ocupa no Entorno do DF. “A gente vive em um região que, historicamente, foi conhecida pelo abandono por parte das gestões estaduais. A gente viveu, durante muito tempo, em uma região conhecida como ‘nem Goiás, nem DF’”, ressalta o prefeito emedebista. Na ocasião, o vice-governador apostou no discurso da segurança pública, além de enumerar os investimentos feitos pela gestão do governo estadual no Entorno.
“Nós estamos aqui para, em parceria com o município, trazer mais um investimento na área que talvez fosse o que a população mais desejasse, que era a segurança pública aqui na região do Entorno. Hoje, nós garantimos segurança plena a essa população trabalhadora”, destacou Daniel, ao se referir à inauguração da nova sede do Batalhão Rural da PM.
Presença estratégica no Entorno
Ao O HOJE, o secretário de Estado do Entorno do DF, Pábio Mossoró, enalteceu a importância da presença do vice-governador, no final de semana, em uma das feiras mais populares do Entorno do DF, que reuniu várias lideranças políticas da região. “No último final de semana, Daniel Vilela esteve na Feira do Entorno. Essa feira é realizada em Brasília com a participação de 16 municípios da região. Grande parte dos prefeitos dos 16 municípios estavam presentes no evento, também estavam vereadores e vice-prefeitos.”
Mossoró fez questão de enfatizar a aproximação do governo estadual com os municípios localizados na região. “Isso demonstra a aproximação do vice-governador com o Entorno. Daniel esteve presente, constantemente, em nossa região e isso fortalece o vínculo com as lideranças”, pontua. (Especial para O HOJE)