Bruno Goulart
A prefeita de Porangatu, município do Norte goiano, Vanuza Valadares (União Brasil), afirmou que o vice-governador Daniel Vilela (MDB) é “um líder político preparado e com condições de governar bem o Estado”. Em entrevista ao jornalista Wilson Silvestre, no programa Momento Político, Vanuza avaliou o cenário eleitoral goiano e defendeu a força da base aliada do governador Ronaldo Caiado (UB) que, segundo a chefe do Executivo porangatuense, tem alto potencial de transferência de votos.
“Eu vejo o Daniel como um líder político que tem um legado do MDB enraizado em praticamente todos os municípios, através do trabalho de Iris Rezende e Maguito Vilela. Ele acabou herdando esse histórico, mas também tem experiência própria. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e agora está no Executivo, dando atenção especial aos municípios”, afirmou.
A prefeita ressaltou ainda que Vilela tem se destacado pela proximidade com prefeitos e lideranças locais, ao participar de inaugurações e reuniões regionais. “Acredito que ele tem muito a oferecer ao nosso Estado como gestor, através de toda essa estrutura de partido e de governo que tem hoje”, pontuou.
Leia mais: Nova LDO chega à Câmara sem diálogo com parte dos vereadores
Vanuza reconhece, no entanto, que o desafio eleitoral não será fácil, mesmo com o apoio de Caiado, que, segundo ela, “tem mais de 80% de aprovação em Porangatu”. “Nenhuma eleição é fácil, ainda mais para quem está na liderança. Mas com o trabalho que vem sendo feito e o bom desempenho do governador, acredito que Daniel chegará com êxito no final do processo”, avaliou sobre a corrida ao Palácio das Esmeraldas em 2026.
Questionada sobre pesquisas qualitativas que apontam dificuldade na transferência de votos do governador para o vice, Vanuza demonstrou otimismo. “Acredito que a gente consiga derrubar essa barreira, porque o governador está muito bem avaliado. Quando alguém com essa aprovação apoia outro nome, a tendência é de fortalecimento. E o Daniel tem construído o caminho dele com muito diálogo e responsabilidade.”
Avanços em Porangatu
Prefeita: “Reformamos escolas, estamos construindo creches e postos de saúde, e conseguimos levar o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para Porangatu”. Foto: Welder Borges/O HOJE
Na parte administrativa, Vanuza Valadares destacou o crescimento econômico e a geração de empregos em Porangatu, impulsionados pela instalação e ampliação de indústrias. “A usina de biodiesel montou uma nova planta esmagadora de grãos e o frigorífico Plena ampliou sua estrutura, com a indústria de desossa. Agora, a exportação é feita diretamente de Porangatu, o que aumentou os empregos e o abate de animais”, explicou.
A prefeita também mencionou que o município tem se tornado destino de novos investimentos. “Estamos recebendo muitas pessoas de outros Estados, tanto para trabalhar quanto para investir em propriedades rurais. A Ferrovia Norte-Sul e a ponte sobre o Rio Araguaia, que liga Goiás ao Mato Grosso, estão fortalecendo o escoamento da produção e atraindo empresas para a cidade”, destacou.
Na área de infraestrutura urbana, Vanuza lembrou que encontrou a cidade “com quase toda a malha viária deteriorada” em 2021, mas conseguiu pavimentar cerca de 70 quilômetros de asfalto. “Fizemos um financiamento porque o custo de tapar buracos era quase o mesmo da prestação para refazer o asfalto novo. Então optamos pelo investimento permanente”, relatou.
Outra prioridade tem sido o transporte de pacientes e estudantes. “Vendemos sucatas e veículos antigos para comprar um ônibus novo, com ar-condicionado, além de vans e ambulâncias. Isso tem garantido o transporte digno para quem precisa de tratamento fora do domicílio”, afirmou.
Na educação e lazer, Vanuza destacou obras de modernização e novos equipamentos públicos. “Reformamos escolas, estamos construindo creches e postos de saúde, e conseguimos levar o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para Porangatu, com área doada pela prefeitura. Também revitalizamos a Praça Ângelo Rosa, que estava inabitável, e hoje é um espaço cheio de vida, com fonte, lazer e convivência para as famílias”, comemorou. (Especial para O HOJE)