A espera por informações sobre pedidos de medicamentos de alto custo ficou mais simples para milhares de goianos. Desde a última sexta-feira (17), os pacientes do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), em Goiânia, passaram a receber notificações automáticas via WhatsApp sempre que houver atualizações no processo de solicitação de remédios.
A novidade foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) com o objetivo de facilitar a comunicação com os usuários e reduzir a necessidade de deslocamentos até o centro para solicitar o medicamento. A estimativa é que mais de 135 mil pacientes sejam beneficiados com o novo sistema, segundo a diretora-geral do Cemac, Viviane de Cássia Troncha Martins.
“A principal motivação foi melhorar a comunicação com os nossos pacientes, oferecendo praticidade e transparência. Agora, o cidadão será informado de forma mais rápida sobre a movimentação do seu processo de solicitação de medicamentos”, explicou Viviane.
Cemac adota sistema automatizado de notificações via WhatsApp
As mensagens serão enviadas somente pelo número oficial (62) 3201-3797, e terão caráter informativo. O sistema avisa quando há mudanças nas etapas do processo de solicitação de medicamentos no Sistema de Dispensação de Medicamentos Especiais (SDME).
Ao receber a notificação, o paciente deve acessar o Portal Expresso (www.go.gov.br/expresso) para verificar os detalhes do pedido do medicamento. Caso não receba mensagens, é importante confirmar se o número cadastrado no Cemac é o mesmo do WhatsApp.
“Encaminhamos mensagens padronizadas, informando que o processo teve um andamento e orientando o paciente a entrar no portal para verificar em que fase está sua solicitação”, completou Viviane.
O serviço é totalmente automatizado, ou seja, um robô que vai tomar conta das mensagens, não é necessário responder às mensagens. Além disso, o Cemac não solicita dados pessoais por WhatsApp. Mensagens enviadas por outros números devem ser desconsideradas.
De acordo com a SES, o sistema segue todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e a privacidade das informações dos pacientes.
O conteúdo das mensagens é padronizado e genérico, sem detalhes sensíveis sobre o tratamento, ou o medicamento. Um exemplo da notificação que os pacientes podem receber é o seguinte:
“Sr.(a) MARIA, o Canal Saúde Goiás informa que houve uma atualização na sua solicitação de medicamento de alto custo junto ao Cemac Juarez Barbosa. Por favor, acesse o portal do SDME Expresso e visualize mais informações sobre o status da sua solicitação.”
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, afirma que a implantação do sistema faz parte de um processo mais amplo de digitalização dos serviços públicos em Goiás.
“Essa iniciativa representa mais um avanço na modernização da saúde pública. Ela torna o acompanhamento dos processos mais ágil, transparente e acessível para os pacientes que dependem de medicamentos de alto custo”, avaliou.
O recurso se soma a outras plataformas digitais já implementadas pelo governo, como a Regulação em Saúde, a Rede Nascer e novos sistemas em desenvolvimento. Todas as ferramentas têm o objetivo de integrar dados, reduzir filas e garantir um atendimento mais humanizado e eficiente.
Com o novo sistema, o Cemac pretende diminuir o fluxo de pessoas que se deslocam até o local apenas para obter informações sobre o andamento dos processos do medicamento. Essa redução no volume de atendimentos presenciais deve agilizar outros serviços e melhorar o atendimento aos pacientes que realmente precisam comparecer à unidade.
A diretora Viviane de Cássia acredita que a ferramenta representa um passo importante na modernização da comunicação entre o poder público e a população.
“O cidadão quer praticidade. Hoje, quase todo mundo usa WhatsApp, então faz sentido usá-lo também para serviços essenciais como o fornecimento de medicamentos. Isso demonstra respeito ao tempo das pessoas e eficiência na gestão pública”, concluiu.
Sistema implantado pela Secretaria Estadual de Saúde envia mensagens automáticas sempre que há atualização nos processos de solicitação de medicamentos
Foto: Divulgação/ SES