Um coronel e um delegado goianos trocaram ataques nas redes sociais após um desentendimento sobre a condução de um caso de feminicídio em Goiânia. O episódio ganhou repercussão neste fim de semana e levou a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) a determinar o afastamento dos dois servidores. A pasta afirmou que as falas não representam as instituições e que as condutas serão apuradas pelas corregedorias da Polícia Militar (PMGO) e da Polícia Civil (PCGO).
Coronel critica delegado e fala em “vaidade e desonra”
O coronel PM Edson Luís Souza Melo Rocha publicou um vídeo afirmando que não pretendia atacar a Polícia Civil, mas que não se calaria diante de condutas que, segundo ele, “mancham o uniforme” e “desonram o sistema de Justiça”.“Respeitar a função não é se calar diante de quem mancha o uniforme ou desonra o sistema de Justiça”, disse o coronel.
Em vídeo, continua: “Tudo começou depois de um caso grave, um feminicídio. A prisão do autor não foi feita em flagrante, e o Ministério Público demonstrou insatisfação. O delegado Carlos Alfama resolveu sair em defesa da delegada envolvida. Na minha opinião, ele deu pitaco onde não foi chamado. Agora, está gravando vídeo grilado porque eu tive coragem de falar sobre ele.”
O coronel também acusou o delegado de tentar incriminar um policial militar em investigações anteriores. “O próprio Alfama já se envolveu em situações em que tentou incriminar um policial militar com base em suposições e ilações maldosas totalmente fora do inquérito”, afirmou.
“Não é de hoje que você vem se tornando o algoz da Polícia Militar. Isso é pura vaidade. Talvez seja inveja. Pra mim, você não representa a Polícia Civil, não representa os delegados sérios.”, disse o coronel.
Coronel
Vídeo publicado nas redes sociais do coronel (Vídeo: Reprodução)
Delegado rebate e chama coronel de “personagem”
Em resposta, o delegado Carlos Alfama publicou um vídeo em seu perfil pessoal, afirmando que responderia aos ataques “como pessoa física” e não como autoridade policial.
“Coronel Edson Rayado postou um vídeo no Instagram dele com ataques pessoais contra mim. Apesar do meu respeito pela instituição Polícia Militar, minha resposta também vai ser pessoal. Coronel, lave a sua boca para falar de mim. Lave a sua boca antes de colocar o meu nome na sua fala.”
O delegado criticou o comportamento do coronel nas redes e disse que o militar tenta se promover como influenciador. “Você é um personagem. Esse personagem que o senhor criou para ser digital influencer só engana paisano em rede social. Dentro da polícia todo mundo sabe as suas aspirações políticas e partidárias.”
SSP-GO afasta os dois e reforça integração entre forças
Após a repercussão, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) divulgou uma nota conjunta com a Polícia Militar e a Polícia Civil, anunciando o afastamento do coronel e do delegado e reforçando que as instituições seguem integradas.
A seguir, a nota na íntegra:
NOTA CONJUNTA – SSP/PM/PC
Diante dos fatos ocorridos desde o dia 17.10.2025 em que o Coronel PM Édson Luís Souza Melo Rocha e Delegado de Polícia Carlos Alfama propagaram ataques mútuos por meio de suas mídias sociais, a Secretaria de Segurança Pública, a Policia Militar e a Polícia Civil esclarecem que não coadunam com posturas individualizadas de agentes públicos que possam ensejar qualquer divergência e manutenção da boa relação e da integração entre as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás.
Deste modo, com o foco na manutenção do pilar sólido da integração entre as Forças de Segurança Pública e o combate efetivo à criminalidade no âmbito do Estado, bem como a manutenção e a garantia da ordem social no intento de se preservar vidas e proteger os cidadãos, a Secretaria de Segurança Pública informa que ambos os agentes públicos serão imediatamente afastados de suas funções e ficarão à disposição de seus respectivos órgãos correcionais para que sejam apuradas suas condutas.
A Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e a Polícia Civil afirmam que tais condutas pontuais não abalam os serviços integrados entre as instituições e garantem o nível de excelência de suas atribuições constitucionais de manutenção e preservação da ordem pública em todo o Estado de Goiás.
Renato Brum dos Santos — Secretário de Segurança Pública
Coronel PM Marcelo Granja — Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás
Delegado de Polícia André Gustavo Corteze Ganga — Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás