O clima em Goiás se prepara para uma montanha-russa de extremos nesta sexta-feira (10) . De um lado, o calor intenso domina o estado, com temperaturas que podem atingir 40∘C na Região Oeste e de outro, o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do País traz consigo um alerta severo: o risco potencial de tempestades, ventos fortes e até queda de granizo.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) , emitiu um boletim detalhando a complexidade do tempo.
TEMPESTADES AMEAÇAM O CENTRO-SUL
A combinação da instabilidade com o calor extremo coloca 52 municípios goianos em risco potencial para ocorrência de tempestades . a região mais afetada é o Centro-Sul do Estado , com possibilidade de chuvas intensas (entre 20 e 30 mm/h), ventos de até 50 km/h e o risco de granizo.
Entre os 52 municípios sob alerta estão Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Rio Quente e Senador Canedo . o CIMEHGO alerta para a possibilidade de mudanças rápidas nas condições do tempo, podendo causar alagamentos, transbordamento de mananciais e queda de árvores.
INVERNO SECO NO MEIO DO VERÃO
Enquanto a chuva ameaça o sul, o resto do Estado ainda sofre com a prolongada estiagem, com risco alto de queimadas de Norte a Sul.
O principal vilão para a saúde é a umidade relativa do ar, que deve cair para índices abaixo de 21% (nível de atenção), chegando a marcar 21% na capital, o que exige cuidados da população.
NÍVEIS CRÍTICOS E USO RACIONAL DA ÁGUA EM GOIÁS
(Foto: Reprodução)
Enquanto a chuva ameaça o sul, o resto do Estado ainda sofre com a prolongada estiagem, com risco alto de queimadas de Norte a Sul. A condição climática atinge o temido “fator 30 30 30”, que eleva drasticamente o risco de incêndios em 202 dos 246 municípios goianos nesta sexta-feira.
O vital Rio Meia Ponte, por exemplo, ainda se encontra em nível crítico 2 . além disso, a umidade relativa do ar deve cair para índices abaixo de 21% (nível de atenção), chegando a marcar 21% na capital, o que ainda exige cuidados da população.
Leia Mais: Aneel multa equatorial Goiás em R$ 15 milhões por compartilhamento indevido de dados