O último sábado, dia 4 de outubro, transcorreu em ritmo de missão de saúde pública na capital. Milhares de cães e gatos da Grande Goiânia, acompanhados de seus tutores, desfilaram pelos postos de imunização para o primeiro dia da campanha antirrábica municipal.
Para Jeisson, a manhã era de compromisso triplo. Ele levou seus três companheiros canino e felinos, Velma, Logan e Harry, à fila de vacinação. “Todo ano é essa correria, mas a gente sabe que vale a pena. A saúde deles é a nossa tranquilidade. Não vacilar com a raiva é a prova de amor que a gente dá,” declarou, enquanto acalmava um de seus pets.
A campanha, que começou no Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, tem como meta imunizar 80% da população animal da cidade para quebrar o ciclo de transmissão da raiva, uma doença viral grave e 100% letal.
A Voz do Especialista sobre a Prevenção
A importância do ato de Jeisson e de milhares de outros tutores foi reforçada pelo médico e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Frank Cardoso.
“A campanha de vacinação antirrábica é essencial para interromper o ciclo de transmissão do vírus. Animais vacinados protegem toda a comunidade e evitam casos graves e fatais em humanos,” afirmou o especialista, destacando o papel da imunização como uma barreira sanitária coletiva.
Neste primeiro sábado, a vacinação ocorreu em 144 pontos distribuídos pelas regiões Noroeste, Sudoeste e Central de Goiânia.
Próxima Etapa de Vacinação
A mobilização continua no próximo sábado, dia 11 de outubro. As doses gratuitas estarão disponíveis nas regiões:
Norte
Sul
Leste
Oeste
A Prefeitura orienta que os tutores levem seus animais com coleira, guia ou caixa de transporte aos postos, no horário das 8h às 17h. Em caso de acidentes com animais, a SMS alerta que é fundamental lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar atendimento médico urgente.