Uma nova onda de protestos tomou conta do Peru e expôs o desgaste do governo da presidente Dina Boluarte. No sábado (27), jovens entraram em confronto com a tropa de choque em Lima, após uma semana marcada por atos que já haviam deixado feridos entre manifestantes, policiais e jornalistas. A Coordenação Nacional de Direitos Humanos informou que, apenas neste último protesto, 18 pessoas ficaram machucadas quando o grupo avançou em direção ao Congresso e foi dispersado com bombas de gás lacrimogêneo.
As manifestações começaram em 20 de setembro, motivadas pela reforma do sistema de pensões que obriga todos os peruanos maiores de 18 anos a aderirem a um provedor. A medida, vista como imposta e excludente, acendeu a revolta da juventude, mas não foi a única razão da mobilização. O movimento também expressa rejeição à própria Boluarte e ao Congresso, além de críticas à corrupção, à crise econômica e ao aumento da criminalidade.
Outro ponto de insatisfação é a falta de responsabilização pelas mortes ocorridas no fim de 2022, quando forças de segurança reprimiram protestos após a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo. Desde então, o governo de Boluarte enfrenta índices mínimos de popularidade. Um relatório do Instituto de Estudos Peruanos, publicado em julho, mostra que sua aprovação é de apenas 2,5%, enquanto a do Congresso não passa de 3%.
Os atos ganharam força com a mobilização da chamada Geração Z, jovens de 16 a 29 anos que correspondem a 27% da população do país, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Inspirados por movimentos semelhantes em outros países e adotando símbolos da cultura pop, como a caveira com chapéu de palha do mangá “One Piece”, eles se apresentam como protagonistas de uma resistência contra autoridades que classificam como autoritárias.
A instabilidade também chegou à economia. A mineradora canadense Hudbay Minerals anunciou a suspensão temporária de operações no Peru em meio aos protestos. O país é o terceiro maior produtor mundial de cobre e figura entre os principais exportadores de ouro e prata.
O post Protestos no Peru: Geração Z vai contra o governo Boluarte apareceu primeiro em O Hoje.










