• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Brasil não convida EUA para evento sobre democracia

Administrador Por Administrador
22 de setembro de 2025
Em Mundo
0
brasil-nao-convida-eua-para-evento-sobre-democracia

Brasil não convida EUA para evento sobre democracia

0
AÇÕES
7
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Os governos do Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai realizam na próxima quarta-feira (24) um evento paralelo à Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, para discutir formas de fortalecer a democracia e enfrentar os extremismos. A reunião é uma continuação do encontro criado em 2024, mas desta vez sem a participação dos Estados Unidos, segundo a Folha de S. Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (21) para os Estados Unidos. Na terça-feira (23), ele fará o discurso de abertura da Assembleia-Geral, e no dia seguinte liderará o debate sobre democracia. Segundo auxiliares do governo, a ausência dos EUA já estava definida desde o início das articulações. Nenhum dos países cogitou convidar a administração de Donald Trump, que tampouco demonstrou interesse em integrar a agenda.

A decisão ocorre em meio a um momento de tensão entre Brasília e Washington. Trump impôs tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros e criticou a atuação da Justiça brasileira, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado em 2022. Após a sentença, autoridades americanas prometeram novas sanções contra o Brasil, aumentando o distanciamento diplomático.

Em 2024, o encontro “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos” contou com a participação indireta dos EUA. Na época, Joe Biden enviou um representante de segundo escalão, o vice-secretário de Estado Kurt Campbell. Lula afirmou que Biden havia sido convidado, mas “obviamente, ele não pôde comparecer”.

Agora, a expectativa é reunir ao menos 30 países em torno de pautas como combate à desinformação, redução das desigualdades e defesa das instituições. O encontro, articulado por Brasil e Espanha, ganhou o reforço de Chile, Colômbia e Uruguai na organização. A prévia realizada em julho, em Santiago, já havia demonstrado alinhamento entre os cinco países em torno do tema.

O post Brasil não convida EUA para evento sobre democracia apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Palestina

Próxima Postagem

Mais de 100 mil pessoas participam do funeral de Charlie Kirk nos EUA

Próxima Postagem
mais-de-100-mil-pessoas-participam-do-funeral-de-charlie-kirk-nos-eua

Mais de 100 mil pessoas participam do funeral de Charlie Kirk nos EUA

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.