Atos contra a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e contra a PEC da Blindagem acontecem neste domingo (21) em diversas cidades do Brasil. A proposta, que tramita no Congresso, prevê que parlamentares só possam ser processados com autorização do próprio Legislativo.
Os protestos contam com forte participação de artistas. No Rio de Janeiro, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan marcaram presença no ato em Copacabana e foram vistos cantando “Linha do Equador” nos bastidores, compartilhando o momento nas redes sociais.
Em Salvador, Wagner Moura subiu em um trio elétrico comandado por Daniela Mercury, Baco Exu do Blues e acompanhado pela percussionista Lan Lanh e a atriz Nanda Costa. Diante de milhares de pessoas, o ator criticou a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro: “É por causa daquela lei [promulgada na época da ditadura] que a gente teve o Bolsonaro e isso não pode acontecer nunca mais. Sem blindagem e sem anistia”. Ele acrescentou: “Fiquei com vontade de falar do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo todo. A gente, que cresceu dizendo que a nossa democracia é frágil e jovem, [viu que] ela botou para lenhar”, sendo ovacionado pelos presentes.
Em Brasília, a manifestação reuniu uma grande multidão e contou com shows de Chico César, Pepita e Djonga. Em Belém, o ato teve a participação do ator Marco Nanini. Outros nomes do meio artístico, como Débora Bloch, João Vicente de Castro, Cláudia Abreu, Malu Mader, Caco Ciocler, Dira Paes e Renata Sorrah, também marcaram presença em atos programados em dez capitais.
Até o momento, mobilizações já ocorreram em Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Natal, Belém, Brasília e João Pessoa. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os protestos estão previstos para começar no período da tarde. As manifestações foram convocadas nas redes sociais em resposta à votação da PEC da Blindagem e à tramitação em caráter de urgência do projeto de anistia.
O post Artistas lideram atos em todo o Brasil contra anistia do 8 de janeiro e PEC da Blindagem apareceu primeiro em O Hoje.










