As discussões sobre a possível volta do horário de verão ganharam força nas redes sociais nos últimos dias. A medida, suspensa desde 2019, segue em análise pelo Ministério de Minas e Energia (MME). No entanto, o governo informou que, por ora, não há previsão de retomada.
Em nota, o MME destacou que a decisão está sendo avaliada de forma permanente. Além disso, a pasta ressaltou que a análise atual considera o comportamento do pico de demanda de energia, levando em conta a influência da geração solar e fotovoltaica.
O governo informou ainda que os reservatórios apresentam situação considerada normal. Sendo assim, o Sistema Interligado Nacional (SIN) se encontra em melhores condições do que no mesmo período do ano passado. A avaliação ocorre em meio ao período seco, quando a demanda energética tende a crescer.
O horário de verão tinha como função principal reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico. Ao adiantar o relógio em determinadas regiões, a medida permitia que parte das atividades fosse concluída ainda durante o dia. Dessa forma, diminuía a necessidade do uso de equipamentos elétricos no início da noite.
A prática vigorava, entre outubro e fevereiro, em estados como Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Entretanto, em 2019, o governo suspendeu a medida após estudos apontarem que o efeito da economia de energia havia diminuído.
Em reunião realizada no último dia 10, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que há pleno atendimento de energia assegurado até fevereiro de 2026. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) mantém acompanhamento constante do sistema e fornece subsídios para eventuais decisões.
Assim, apesar das especulações, não há indicativo de que o horário de verão será retomado em 202
O post Horário de verão pode voltar em 2026? Saiba posição do governo apareceu primeiro em O Hoje.