O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que Washington pretende anunciar nos próximos dias medidas em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à Fox News, o diplomata disse que o estado de direito no Brasil “está se rompendo” e criticou a atuação de juízes que, segundo ele, agem de forma política.
Rubio declarou que existem “esses juízes ativistas – um em particular” que não apenas perseguiram Bolsonaro, mas também tentaram apresentar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos norte-americanos ou pessoas que postaram conteúdos online a partir dos Estados Unidos. O secretário disse que essas ações chegaram a ameaçar ir ainda mais longe.
“Haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar”, afirmou Rubio. O secretário de Estado completou dizendo que o julgamento de Bolsonaro é “apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tentou atingir empresas americanas e até pessoas que operam a partir dos Estados Unidos.”
Desde julho, o governo do presidente Donald Trump vem tomando medidas contra o Brasil para pressionar a Justiça a desistir do processo contra Bolsonaro.
O post Rubio promete novas medidas em reação a condenação de Bolsonaro apareceu primeiro em O Hoje.