Um incêndio atingiu o Jardim Botânico de Goiânia, no setor Pedro Ludovico, na noite desta sexta-feira (12). As chamas foram controladas durante a madrugada com a ação do Corpo de Bombeiros.
Na manhã deste sábado (13), os militares foram acionados novamente devido a um foco de reignição no local. O fogo ameaça a vegetação nativa e a fauna do espaço, considerado uma das principais áreas verdes da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco viaturas e 13 militares atuam no combate às chamas. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas, mas a baixa umidade e o tempo seco contribuem para a rápida propagação do fogo.
O Jardim Botânico é uma unidade de conservação administrada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Além de abrigar diversas espécies de animais silvestres, o espaço desempenha papel importante na preservação ambiental e na manutenção da qualidade do ar em Goiânia.
Vale lembrar que, na última quinta-feira (11), depois de 33 dias de muito trabalho, o Corpo de Bombeiros de Goiás conseguiu apagar o maior incêndio florestal ativo do Brasil em 2025. O fogo atingiu as regiões de Nova Roma e Monte Alegre de Goiás e foi controlado com a ajuda de brigadistas, órgãos ambientais e moradores locais.
O incêndio começou com quatro focos diferentes e se espalhou rapidamente devido à vegetação seca e ao terreno difícil. Mais de 50 bombeiros trabalharam em revezamento, com apoio de aviões, drones e equipes especializadas de órgãos como ICMBio, IBAMA e a Secretaria do Meio Ambiente de Goiás.
O post Incêndio atinge Jardim Botânico de Goiânia e ameaça fauna e vegetação apareceu primeiro em O Hoje.