Diante do acirramento da polarização no País, com o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista e o ataque de Donald Trump em defesa do aliado, a aprovação do governo Lula (PT) subiu para 33%, considerado o melhor índice do ano, e se aproxima da reprovação, de 38%. Já outros 28% acham a gestão regular.
Os dados foram revelados pela nova pesquisa do Datafolha, feita na segunda-feira (8) e na terça (9) desta semana. O governo comandado pelo petista iniciou esse ano com dificuldades, afetado por crise política, problemas econômicos e questões como a crise do PIX. Em dezembro passado, os índices eram: 35% de ótimo e bom, 34% de ruim e péssimo e 29% de regular.
Acesse também: O que esperar da direita após o julgamento de Bolsonaro
Em relação à nova pesquisa do Datafolha, foram entrevistadas 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades, o que gerou um resultado com margem de erro global de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Considera-se que ainda é cedo para saber se os prováveis novos capítulos da crise com os Estados Unidos, somados à condenação de Bolsonaro, irão favorecer mais o petista. O risco de haver impacto econômico que seja perceptível mais à frente segue no ar, assim como a pauta exigida pela direita em torno da tentativa de anistiar o ex-presidente, o que pode inviabilizar agendas de entrega do governo.
Há também fatores como a movimentação na direita, tendo em vista a inelegibilidade de Bolsonaro, com a radicalização de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de São Paulo, que pode ocupar o espaço de oposição a Lula, a depender da conjuntura eleitoral de 2026. (Especial para O HOJE)
O post Sobe para 33% aprovação de Lula e reprovação chega a 38% apareceu primeiro em O Hoje.