A 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, e com ela vieram novas projeções sobre as chances de acesso à Série A. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Goiás, Vila Nova e Atlético-GO seguem com objetivos distintos na reta final da competição.
Faltando 13 rodadas para o encerramento do campeonato, a disputa pelas quatro vagas na elite está cada vez mais apertada. A UFMG também aponta que, atualmente, o número mágico para o acesso é 67 pontos.
Goiás
Vice-líder com 44 pontos, o Goiás vive seu momento mais instável na competição. São duas derrotas consecutivas, a última delas para o Avaí (2 a 1), fora de casa, e apenas duas vitórias nos últimos oito jogos.
Apesar da fase ruim, o Esmeraldino mantém uma vantagem de seis pontos dentro do G-4 e aparece com 72,5% de chances de acesso, a segunda maior da competição, atrás apenas do líder Coritiba (89,8%).
Foto: Rosiron Rodrigues / GEC
As chances de título também caíram: atualmente são 20,4%, contra 42,5% do Coritiba. Há um mês, o Goiás tinha 88,6% de probabilidade de subir e 46,5% de ser campeão, o que mostra uma queda considerável nos números.
O próximo desafio será justamente diante do Coritiba, na sexta-feira (13), às 21h30, no Couto Pereira. O confronto direto pode valer a liderança da Série B e servir como ponto de virada para a equipe comandada por Vagner Mancini.
Vila Nova
O Vila Nova vinha de duas vitórias seguidas sob o comando de Paulo Turra, mas não venceu nas últimas duas rodadas. O empate em 1 a 1 com o Athletic deixou o Tigrão na 10ª colocação, com 35 pontos, a seis do G-4.
Com isso, as chances de acesso se estabilizaram em 9,9%, o décimo maior índice da Série B. Em agosto, o número era um pouco mais otimista: 14,9%.
Foto: Roberto Corrêa / VNFC
O próximo compromisso será em casa, contra o Remo, no sábado (14), às 18h30, no OBA, onde o time busca retomar o caminho das vitórias. As chances de título (0,57%) e de rebaixamento (2%) são consideradas mínimas neste momento.
Atlético-GO
Com três jogos de invencibilidade, o Atlético-GO empatou com o Novorizontino por 1 a 1 fora de casa e ocupa a 13ª posição, com 32 pontos. A equipe rubro-negra está a nove pontos do G-4 e seis do Z-4, e ainda não conseguiu embalar uma sequência de vitórias na competição.
Foto: Bruno Corsino / ACG
As chances de acesso são modestas: 2,2%, a 13ª maior. Um leve recuo em relação ao mês anterior, quando eram 3,8%. Por outro lado, as chances de rebaixamento caíram de 15,1% para 10,9%, o que mostra um sinal de recuperação defensiva e maior estabilidade.
O Dragão terá a chance de melhorar esses números diante do Avaí, na próxima terça-feira (16), às 19h30, no Antônio Accioly.
O post Quem vai subir? Veja as chances de acesso de Goiás, Vila Nova e Atlético-GO na Série B apareceu primeiro em O Hoje.