• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Prefeitura de Goiânia adota NFS-e nacional para agilizar gestão tributária

Administrador Por Administrador
8 de setembro de 2025
Em Cidades
0
prefeitura-de-goiania-adota-nfs-e-nacional-para-agilizar-gestao-tributaria

Prefeitura de Goiânia adota NFS-e nacional para agilizar gestão tributária

0
AÇÕES
14
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Prefeitura de Goiânia dará início, em outubro, à implantação do modelo nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A iniciativa atende à Lei Complementar nº 214/2025, que obriga todos os municípios brasileiros a adotarem o padrão unificado para manter acesso a transferências voluntárias da União.

A legislação estabelece que Estados e municípios que não se adequarem ao sistema até 2026 poderão ter suspensos os repasses federais decorrentes de convênios, parcerias e acordos. Diante disso, a Prefeitura decidiu antecipar a implementação, visando não apenas o cumprimento da lei, mas também a modernização da gestão tributária e a melhoria da experiência dos contribuintes.

O novo formato substitui a plataforma municipal, que apresentava instabilidades, principalmente nos últimos dias do mês. Com a mudança, os contribuintes poderão utilizar emissores próprios ou sistemas comerciais compatíveis com o padrão nacional. A Prefeitura passa a atuar como receptora e integradora das informações fiscais, deixando de ser responsável pela emissão direta.

Segundo Victor Barreto, superintendente de Administração Tributária, “o sistema permitirá emissão mais ágil, estável e acessível. Modelos semelhantes já funcionam em cidades como Anápolis, Aparecida de Goiânia e no Distrito Federal, com bons resultados”.

A adaptação não afetará os Microempreendedores Individuais (MEIs), que continuarão utilizando a plataforma nacional existente. Para empresas de médio e grande porte, a transição será essencialmente técnica, exigindo apenas adequação dos emissores ao novo layout.

O modelo ABRASF 2.04, desenvolvido pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, garante integração entre sistemas municipais e plataformas como Rede SIM, Simples Nacional e Juceg, simplificando o cumprimento das obrigações relacionadas ao ISS e ao cadastro fiscal.

Com a adoção do padrão nacional, Goiânia avança na Reforma Tributária, conquistando maior segurança jurídica, previsibilidade e eficiência na arrecadação e na gestão fiscal.

Leia mais: Justiça permite perder casa, carro e moto por dívida direto no cartório

O post Prefeitura de Goiânia adota NFS-e nacional para agilizar gestão tributária apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Justiça permite perder casa, carro e moto por dívida direto no cartório

Próxima Postagem

Homem é preso após desacatar policiais militares durante ocorrência de som alto

Próxima Postagem
homem-e-preso-apos-desacatar-policiais-militares-durante-ocorrencia-de-som-alto

Homem é preso após desacatar policiais militares durante ocorrência de som alto

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.