Bruno Goulart
O ex-prefeito de Valparaíso e atual secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró (MDB), participou do quadro Momento Político, do O HOJE, e fez um amplo balanço sobre os desafios da pasta, a situação do transporte coletivo na região, a retomada de projetos estratégicos, como a ferrovia até Luziânia, e os rumos da sucessão ao Governo de Goiás. Além disso, confirmou que será pré-candidato a deputado federal em 2026, ao destacar a importância de dar mais representatividade ao Entorno.
Logo no início da entrevista, Mossoró afirmou estar entusiasmado com a nova missão. “É um desafio novo, mas estou muito otimista e trabalhando muito. Nosso papel é aproximar o Estado dos prefeitos, dos municípios da nossa região, e também fazer a interlocução com o Distrito Federal e com o Governo Federal”, declarou, ao ressaltar a confiança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice Daniel Vilela (MDB) em seu trabalho.
Projeto político
Questionado pelo jornalista Wilson Silvestre sobre seus planos pessoais, Mossoró confirmou que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. O secretário reconheceu que a região já tem nomes fortes, como a deputada Lêda Borges (PSDB) e o deputado Célio Silveira (MDB), mas defendeu que o Entorno precisa ampliar sua representação.
Leia mais: Retirada de fonte de parque na periferia para o Vaca Brava gera críticas
“O Entorno tem quadros com capacidade política e técnica para ocupar espaço em Brasília”, pondera Mossoró sobre ser candidato a deputado federal. Foto: Welder Borges/O HOJE
“Sou defensor do Entorno. Nós temos quadros com capacidade política e técnica para ocupar espaço. O governador Caiado sempre reconheceu a força da nossa região e ela foi decisiva em suas duas eleições. Agora, precisamos transformar esse peso político em representatividade no Congresso”, afirmou.
Mossoró disse que conta com apoio do atual prefeito de Valparaíso, Marcos Vinícius (MDB), e que pretende costurar alianças regionais. “Vamos para uma pré-candidatura com olhar por todo o Entorno e pelo Estado de Goiás. Estar em Brasília não é só levar emendas, mas discutir o País de forma séria. A responsabilidade de quem está no Congresso é pensar no Brasil e defender Goiás”, concluiu.
Sucessão em Goiás
A entrevista também abordou o cenário eleitoral de 2026. Mossoró fez uma defesa enfática da pré-candidatura de Daniel Vilela ao governo. “Daniel é jovem, talentoso, carismático e está preparado. Ele participa de um governo que tem entrega. É um vice que atua bastante. Tem essa autonomia do próprio governador Caiado. E, com certeza, a avaliação do Caiado vai refletir diretamente no Daniel”, avaliou.
O secretário ponderou, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente: “Não existe eleição ganha. Existe eleição que você conquista a cada momento. Daniel precisa se tornar mais conhecido e nós, como aliados, temos que arregaçar as mangas para levar seu nome a todos os setores do Estado”.
Transporte público no Entorno
Um dos principais pontos abordados foi a mobilidade. Segundo dados do Ministério das Cidades, cerca de 300 mil pessoas se deslocam diariamente entre Goiás e o DF por meio do transporte coletivo. A nova suspensão do reajuste das passagens pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vence em 30 dias. Para o secretário, a solução definitiva é a criação de um consórcio interfederativo.
“O caminho correto é um consórcio interfederativo, com participação de Goiás, do Distrito Federal e a integração dos municípios do Entorno. Não tem como Brasília viver sem o Entorno ou o Entorno sem Brasília”, disse. Mossoró reforçou que os próximos 30 dias serão decisivos para avançar na negociação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com o governo federal.
Ferrovia
Outra aposta para reduzir gargalos da mobilidade é o aproveitamento da antiga linha férrea que liga Luziânia (GO) a Brasília (DF). Mossoró destacou que há um estudo em andamento pelo Ministério dos Transportes e que a proposta prevê seis estações e capacidade para 25 mil passageiros por dia.
“A intenção do Governo Federal é fazer uma parceria público-privada para leiloar trechos ferroviários em várias regiões metropolitanas. Valparaíso e Luziânia seriam diretamente beneficiadas. Estamos aguardando a conclusão dos estudos para que essa alternativa de transporte seja oferecida à população do Entorno”, explicou. (Especial para O HOJE)
O post Pábio Mossoró fala em fortalecimento do Entorno e confirma candidatura à Câmara dos Deputados apareceu primeiro em O Hoje.