O presidente da Argentina, Javier Milei, precisou ser retirado rapidamente de um evento de campanha nesta quarta-feira (27), após a caravana presidencial ser alvo de um ataque com pedras em Lomas de Zamora, cidade da região metropolitana de Buenos Aires. O incidente ocorreu durante um ato de campanha organizado pelo partido governista La Libertad Avanza, em preparação para as eleições legislativas da província de Buenos Aires, previstas para 7 de setembro.
De acordo com a afiliada argentina da CNN, Todo Noticias, a caravana precisou interromper sua passagem e a comitiva de Javier Milei foi retirada do local com urgência. Apesar da violência, não houve registro de feridos.
Ataque é atribuído a militantes opositores
O porta-voz do governo, Manuel Adorni, publicou em seu perfil no X, antigo Twitter, que o ataque teria sido promovido por militantes kirchneristas. “Ativistas políticos da velha guarda, kirchnerismo puro e um modelo de violência que só os homens das cavernas do passado querem: atacaram a pedradas a caravana que transportava o Presidente da Nação. Não há vítimas. Há apenas muitas caminhando para o mais absoluto esquecimento: Kirchnerismo, nunca mais”, escreveu Adorni.
Em resposta ao ocorrido, o presidente Javier Milei também se pronunciou pela mesma rede social, responsabilizando militantes ligados ao kirchnerismo e criticando o que classificou como falta de propostas da oposição. “Depois de passar por Lomas de Zamora, onde os kukas atiraram pedras por falta de ideias, voltaram a recorrer à violência. Nos dias 7/9 e 26/10, digamos nas urnas: kirchnerismo nunca mais”, publicou Javier Milei.
Na postagem, Javier Milei compartilhou uma foto ao lado da irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e do deputado José Luis Espert, candidato às eleições legislativas de outubro.
Ato de campanha termina em confusão
Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram Javier Milei acenando para apoiadores enquanto estava na caçamba de uma picape antes do início da confusão. Durante o ataque, o deputado José Luis Espert deixou o local em uma motocicleta, sem capacete, registrando momentos de tensão.
Segundo relatos, a carreata fazia parte de uma série de atividades políticas do partido La Libertad Avanza, que busca mobilizar apoiadores às eleições provinciais.
Veja o vídeo abaixo:
Leia também: Mortes e apagões marcaram onda de frio na Argentina
O post Javier Milei é retirado às pressas de evento após ataque a pedradas na Argentina; vídeo apareceu primeiro em O Hoje.