A instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da LimpaGyn já resultou em mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Goiânia. O Diário Oficial do Município desta segunda-feira (25) trouxe a exoneração de Diogo Franco do comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços.
Diogo é irmão do vereador Igor Franco (MDB), atual líder do governo Sandro Mabel na Câmara Municipal. Igor teve papel relevante na consolidação da comissão que investigará contratos do consórcio responsável pela limpeza urbana da capital. A saída de Diogo foi interpretada nos bastidores como consequência direta do avanço da CEI, cuja criação ocorreu apesar da resistência do prefeito.
Na última sexta-feira (22), o Diário Oficial publicou a formalização da comissão, já com indicações partidárias para a composição. Antes disso, Mabel havia tentado impedir a iniciativa, argumentando que os contratos em análise tiveram origem em administrações anteriores.
Ainda na sexta-feira, o prefeito classificou como “incorreta” a decisão do líder do governo de assinar a instalação da CEI sem consulta prévia. Embora tenha destacado a dedicação de Igor, a fala foi vista como sinal de desgaste político. Nos corredores da Câmara, já circula a expectativa de que o vereador deixe a função de líder em breve. Os nomes de Thiallu Guioti (Avante) e Henrique Alves (MDB) aparecem entre os possíveis substitutos.
Na mesma edição do Diário Oficial que trouxe a exoneração de Diogo, foi publicada a nomeação de Bárbara Julienny Gonçalves como chefe de gabinete da pasta. O substituto definitivo para o comando da secretaria, no entanto, ainda não foi oficializado.
O post Mabel exonera irmão do líder de governo após investigações do LimpaGyn avançarem apareceu primeiro em O Hoje.