A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) reforça o chamado à população para a doação de sangue diante da crescente demanda e da baixa nos estoques. Os hemocentros distribuídos em várias cidades de Goiás são responsáveis por abastecer 223 unidades de saúde do estado, garantindo atendimento universal e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Estoques em situação crítica
De acordo com a diretora de Captação e Atendimento aos Doadores do Hemocentro de Goiás, Daynara Vilar, os tipos sanguíneos negativos estão em níveis mais preocupantes, mas todas as tipagens são necessárias para manter o equilíbrio dos estoques. “Doar sangue nos hemocentros de Goiás é contribuir para o fortalecimento da saúde pública do estado, para a eficiência do SUS e para a manutenção da vida de milhares de pessoas que dependem desse serviço diariamente”, destacou.
Ela ressaltou ainda que a doação tem impacto direto na vida de pacientes que necessitam de transfusão. Uma única doação pode salvar até quatro pessoas. “Atualmente, os estoques se encontram em níveis baixos a críticos. Muitas vidas dependem desse gesto de solidariedade”, alertou.
Onde e como doar
Em Goiânia, o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h. No interior, as unidades estão presentes em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. Com atendimento nos dias úteis, também das 8h às 18h.
O agendamento pode ser realizado pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457. Entre os requisitos básicos para doar estão: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde. Além disso, apresentar documento oficial com foto, além de ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
O post Rede Hemo alerta para queda nos estoques de sangue em Goiás apareceu primeiro em O Hoje.