• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Goiás reforça vigilância e prevenção contra o sarampo após casos no Tocantins

Administrador Por Administrador
11 de agosto de 2025
Em Cidades
0
goias-reforca-vigilancia-e-prevencao-contra-o-sarampo-apos-casos-no-tocantins

Goiás reforça vigilância e prevenção contra o sarampo após casos no Tocantins

0
AÇÕES
7
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou as ações de prevenção e monitoramento contra o sarampo após a confirmação de casos da doença em cidades do Tocantins, próximas à divisa com Goiás. A pasta enviou nota técnica aos 246 municípios goianos com orientações sobre imunização, isolamento de casos suspeitos e rastreamento de contatos.

A SES também recomendou que as cidades reforcem notificações, realizem coleta de material e enviem as amostras ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). Não há casos confirmados ou notificados de sarampo em Goiás desde 2020, mas o alerta foi emitido devido à notificação de 42 casos no estado vizinho.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já registra casos confirmados no Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de investigações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Tocantins, todos os pacientes têm histórico de contato com viajantes vindos de países onde o vírus circula e não estavam vacinados.

A SES mantém vigilância intensiva em 17 municípios limítrofes  oito na fronteira com o Tocantins (São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos) e nove que fazem divisa com o Distrito Federal (Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás).

Romaria do Muquém em alerta
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) atua de forma preventiva durante a Romaria de Muquém, em Niquelândia, que vai até 15 de agosto e deve receber mais de 500 mil visitantes. O plano de ação inclui monitoramento diário nas unidades de saúde, envio de medicamentos e insumos, uso da “Van da Vacina” e reforço no atendimento com apoio do SAMU 192 Regional.

Além do risco de doenças respiratórias típicas do período, a vigilância também prioriza o controle e detecção de possíveis casos de sarampo.

Leia mais:Risco de surto de sarampo mobiliza Goiás em meio ao aumento de casos no País

O post Goiás reforça vigilância e prevenção contra o sarampo após casos no Tocantins apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Desconto de 40% em multas passa a valer em 40 cidades de Goiás com adesão ao SNE

Próxima Postagem

Concluído inquérito sobre morte de gestante em motel de Ceres; casal é indiciado por aborto e homicídio

Próxima Postagem
concluido-inquerito-sobre-morte-de-gestante-em-motel-de-ceres;-casal-e-indiciado-por-aborto-e-homicidio

Concluído inquérito sobre morte de gestante em motel de Ceres; casal é indiciado por aborto e homicídio

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.