Um vídeo que circula nas redes sociais nesta semana mostra uma suposta irregularidade nas refeições servidas no refeitório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Nas imagens, seria possível observar o que parecem ser larvas se movimentando sobre um prato de comida. A situação gerou manifestações de médicos residentes e funcionários, que questionam a qualidade dos alimentos oferecidos.
Diante da repercussão,o Hospital das Clínicas, vinculado à Rede Ebserh, confirmou que recebeu uma manifestação formal de seus residentes por meio da Ouvidoria. Sendo ela, relacionada à qualidade e segurança da alimentação fornecida pela empresa terceirizada responsável pelo serviço.
Em nota oficial, o HC-UFG afirmou que o contrato com a empresa prestadora inclui fiscalização contínua, em conformidade com a legislação sanitária vigente. A instituição informou ainda que a empresa mantém sua documentação, treinamentos e registros atualizados, seguindo os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o Manual de Boas Práticas.
De acordo com o hospital, a prestadora do serviço passa por vistorias internas regulares, além da aplicação de checklists mensais e análises microbiológicas nos alimentos, com coleta feita por equipe fiscalizadora. Mesmo assim, diante da reclamação recebida, o HC-UFG declarou que notificou formalmente a empresa para solicitar esclarecimentos.
A instituição também reiterou seu compromisso com a melhoria contínua dos processos e anunciou que pretende intensificar os mecanismos de controle, bem como aperfeiçoar os procedimentos operacionais com foco na segurança alimentar e na qualidade dos serviços oferecidos.
Nota na íntegra
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC UFG), vinculado à Rede Ebserh, informa que recebeu manifestação formal de seus residentes via Ouvidoria acerca da qualidade e segurança da alimentação oferecida no refeitório. A instituição destaca que o serviço é prestado por empresa terceirizada e passa por fiscalização contratual permanente, em conformidade com a legislação sanitária vigente, mantendo sua documentação, treinamentos e registros atualizados, bem como em conformidade com os Procedimentos Operacionais Padrão e Manual de Boas Práticas.
Adicionalmente, a empresa contratada é submetida a vistorias internas regulares e à aplicação mensal de checklists para garantir a conformidade com os padrões de segurança alimentar. Também é realizada análise microbiológica mensal dos alimentos, com coleta de amostras conduzida por esta fiscalização. Contudo, diante do teor da reclamação recebida, o hospital está procedendo com a notificação formal à empresa, para que preste esclarecimentos. O HC UFG reafirma o compromisso com a melhoria contínua dos processos e com a adoção de medidas preventivas adicionais que evitem a recorrência de episódios semelhantes. A instituição se compromete em intensificar os mecanismos de controle e em aperfeiçoar, de forma sistemática, os procedimentos operacionais, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e elevar a qualidade dos serviços prestados.
O post ‘Larvas’ teriam sido encontradas nas refeições servidas no Hospital das Clínicas da UFG apareceu primeiro em O Hoje.