O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que ordenou o envio de dois submarinos nucleares para regiões não especificadas, após declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev. A resposta veio um dia depois de Medvedev, atualmente vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fazer referência ao sistema soviético de retaliação nuclear conhecido como “Mão Morta”, durante uma troca pública de ameaças entre os dois líderes.
Na rede Truth Social, Trump criticou as declarações do russo, a quem chamou de “ex-presidente fracassado” e alertou que ele está se aproximando de um “território perigoso”. O republicano afirmou ter ordenado a movimentação militar diante do tom provocativo adotado por Medvedev. Segundo ele, “palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas”.
O sistema “Mão Morta”, citado por Medvedev em sua resposta no Telegram, é um mecanismo automático de disparo de mísseis nucleares criado na União Soviética. Ele foi projetado para lançar retaliações nucleares em caso de destruição da cadeia de comando russa e é frequentemente descrito como uma “arma apocalíptica”.
A tensão entre os dois aumentou após Trump ameaçar aplicar tarifas de até 100% contra países que comprarem petróleo da Rússia, caso Moscou não aceite a proposta de cessar-fogo sugerida pelos Estados Unidos. Em postagem anterior, o presidente norte-americano declarou que a guerra na Ucrânia é uma “tragédia desnecessária” e responsabilizou a gestão Biden pelo conflito.
Trump também citou dados não confirmados sobre o número de mortos, alegando que a Rússia teria perdido mais de 112 mil soldados desde o início do ano e a Ucrânia, cerca de 8 mil. Ele disse estar tentando evitar o avanço da guerra, que, segundo ele, nunca deveria ter ocorrido.
Com linguagem cada vez mais agressiva, Medvedev tem assumido um papel de destaque na retórica do Kremlin contra o Ocidente. Embora suas falas sejam vistas por alguns analistas como radicais, diplomatas afirmam que elas refletem, em parte, a estratégia militar de Moscou.
O post Trump mobiliza submarinos nucleares após ameaça russa apareceu primeiro em O Hoje.