O Goiatuba terá neste sábado (19) o confronto mais importante da sua temporada até o momento. A equipe recebe o Cascavel-PR, às 17h, no Estádio Divino Garcia Rosa, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
O jogo pode valer a classificação da equipe para o mata-mata da competição nacional, uma simples vitória já garante o Azulão do Sul na próxima fase. O time goiano soma 18 pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo A7, enquanto o Cascavel aparece logo atrás, na terceira colocação, com 17.
Virada de chave na temporada
O técnico Augusto Fassina reconheceu a importância da partida e destacou a evolução do Goiatuba ao longo da temporada. Segundo ele, o duelo representa mais do que apenas três pontos: é a chance de coroar uma reviravolta do clube no ano.
“Comentei até com os atletas que estavam no Campeonato Goiano, como foi o final da competição para nós. Chegamos na última rodada precisando vencer para não cair, foi um final de competição muito desesperador. E agora, faltando duas rodadas, precisamos de uma vitória para classificar. Então é uma atmosfera diferente. Era brigando por rebaixamento, e agora estamos brigando por classificação. Temos que entender isso. Só quem passou por isso sabe o quão importante é esse duelo agora”, afirmou.
Foto: Eduardo Soares/Goiatuba
O treinador também avaliou o adversário e projetou um jogo equilibrado. Ele acredita que a goleada aplicada no primeiro turno, quando o Goiatuba venceu por 4 a 1 no Paraná, não interfere no duelo deste sábado.
“O futebol é um esporte, ou uma profissão, melhor dizendo, que é baseado em pressão. Não tem um momento sequer que você tem paz. Eu falo sempre por mim: se ganha, é aplaudido; se perde, é chamado de burro, independente da condição ou da classificação que o time esteja. Então essa pressão já é natural pela vitória, e o atleta de alto rendimento tem que lidar com isso”, destacou.
Fassina destaca força mental
Augusto contou que trabalhou o aspecto psicológico do elenco durante a semana e reforçou a necessidade de foco para transformar as oportunidades em gols.
“Procuramos frisar essa semana o mental, para que tenhamos o foco, tenhamos a concentração necessária ali para neutralizar todas as ações que o adversário possa criar e que, consequentemente, quando tivermos a bola, nas oportunidades temos que ser letais e matarmos o jogo na chance que tivermos. Acredito que vai ser um jogo de menos chances e, dentro dessas chances, que possamos ter essa letalidade para marcarmos e conquistarmos a vitória”, finalizou o treinador.
Ficha técnica
Goiatuba x Cascavel
Competição: Brasileirão Série D
Rodada: 13ª
Data: 19 de julho de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Local: Estádio Divino Garcia Rosa, em Goiatuba (GO)
Árbitro: Wiomar Santana de Oliveira (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Maxwell Rocha Silva (AL)
Quarto árbitro: João Paulo Cunha Ribeiro (GO)
Transmissão: Portal Metrópoles (YouTube)
Leia também: Confira as chances de cada Goiano na Série B
O post Goiatuba joga por vaga no mata-mata diante do Cascavel no Divinão apareceu primeiro em O Hoje.