Em busca de reassumir a liderança da Série B, o Goiás enfrenta o Cuiabá neste sábado (19), às 16h, no Estádio Hailé Pinheiro, pela 17ª rodada da competição. O duelo coloca frente a frente dois candidatos ao acesso, que venceram seus últimos jogos e querem embalar uma sequência positiva na Segundona.
Goiás
Vice-líder com 33 pontos, o Verdão fica atrás do líder Coritiba apenas no saldo de gols e terá de vencer para voltar ao topo, além de contar com um tropeço da equipe paranaense diante do Paysandu. Caso vença o Cuiabá, quinto colocado com 25 pontos, a equipe amplia ainda mais sua vantagem no G4, que hoje é de oito pontos.
O time esmeraldino possui bons números no campeonato, mas o retrospecto recente em casa não tem sido positivo: apenas um ponto, de seis disputados, em jogos contra times na parte de baixo da tabela: Criciúma e Athletic. Ou seja, além de dar mais um passo rumo ao acesso, a vitória daria uma resposta ao torcedor esmeraldino.
O técnico Vagner Mancini vai promover alterações na escalação que atuou na vitória contra o Athletico-PR, em Curitiba, no último sábado (12). Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18), o treinador admitiu que haverá mudanças no meio de campo da equipe:
“Para esse jogo (contra o Cuiabá) temos que ter formação diferente. A formação com três volantes foi aplicada por ser jogo (contra o Athletico-PR) fora de casa, em campo sintético e adversário com estatura alta. Esse jogo diante do Cuiabá faz com que eu repense a formação. Com três volantes, foi uma mostra que podemos competir de maneira diferente. A Série B exige isso. Não dá para jogar todos os jogos da mesma forma.”
Foto: Rosiron Rodrigues / GEC
Com isso, um meia armador será novidade entre os titulares. O comandante esmeraldino sinalizou que Martín Benítez deve ocupar a posição, pois, segundo ele, as chances de Rafael Gava voltar são pequenas. O meia retornou aos treinos apenas na quinta-feira (17), após se recuperar de uma contusão no quadril e ainda tem pouco ritmo de jogo. Outra opção para assumir a função é o meia Vitinho.
Mancini também ressaltou que a equipe deve jogar de maneira mais propositiva na Serrinha: “Tenho que pensar de forma ofensiva por jogar dentro de casa. É importante que o Goiás seja protagonista, tenha força ofensiva e um meio-campo e ataque leves para buscar o ataque”, declarou.
No ataque, Jajá é o favorito para substituir Welliton Matheus, que cumpre suspensão. Já os recém-chegados Wellington Rato e Moraes, que estrearam com participação no gol da vitória contra o Athletico-PR, devem começar como opções no banco de reservas.
Jajá deve ser titular no ataque | Foto: Rosiron Rodrigues / GEC
Cuiabá
Apenas um ponto separa o Dourado do G4, que perdeu sua posição para o Remo na quinta-feira, que já jogou na rodada. Para voltar à zona de acesso, o time mato-grossense precisa quebrar uma sequência de três jogos sem vitória como visitante.
O treinador Guto Ferreira terá de modificar seu sistema defensivo para o confronto. O jovem lateral-esquerdo Marcelo, que vinha sendo titular, cumpre suspensão. Já o ex-Goiás, Sander, segue fora por lesão no joelho. Com isso, o técnico deve improvisar o lateral-direito Léo Ataíde na posição.
Na zaga, Alan Empereur retorna e deve jogar ao lado de Bruno Alves. As dúvidas ficam por conta do volante Patrick de Lucca, que se recupera de um desconforto muscular, e do meia recém-contratado Jader Gentil, que pode fazer sua estreia com a camisa auriverde.
Ficha técnica
Goiás x Cuiabá
Competição: Brasileirão Série B
Rodada: 17ª
Data: 19 de julho de 2025 (sábado)
Horário: 16h
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão: RedeTv!, ESPN, Disney+ e Desimpedidos (YouTube)
Goiás: Tadeu; Diego Caito, Titi, Messias e Willean Lepo; Marcão, Juninho e Martín Benítez (Vitinho); Pedrinho, Anselmo Ramon e Jajá. Técnico: Vagner Mancini.
Cuiabá: Mateus Pasinato; Mateusinho, Bruno Alves, Alan Empereur e Léo Ataíde; David Souza (Patrick de Lucca), Denilson e Max; Juan Christian, Jadson e Allison Safira. Técnico: Guto Ferreira.
O post Goiás x Cuiabá: veja as escalações, arbitragem e onde assistir apareceu primeiro em O Hoje.